3ª edição da Revista Corpo Futuro é lançada dia 21 de junho

A terceira edição da Revista Corpo Futuro chega ao mercado no próximo dia 21 de junho e o lançamento oficial ocorre com evento na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre. A ação, que reunirá parte da equipe envolvida na publicação, será transmitida pelo canal do projeto no YouTube e contará com audiodescrição. Reunindo mais de 20 colaborações de arte, moda, performance, poesia, fotografia, pintura e artigos, as 180 páginas da revista reforça sua missão de valorizar a leitura e contemplação de obras criadas para arte impressa.

A edição deste ano conta com versão impressa, que será comercializada por R$ 30,00 em diversos locais do país, e também conta com versão em PDF disponibilizada gratuitamente no site www.corpofuturo.com. O PDF conta com versão acessível em formato de audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão, desenvolvida por uma equipe de seis profissionais que trabalharam durante mais de um mês  no conteúdo, coordenados pela OVNI Acessibilidade Universal. Esta é a segunda edição da publicação que conta com uma versão acessível gratuita.

Segundo o editor-chefe e curador Fernando Zugno, a Corpo Futuro é um “espaço para promover o debate de ideias, pensamentos, assuntos, estéticas diferentes. Criações e inspirações de regiões, universos e vivências diversos com o propósito de pensar o futuro. É arte sobre arte sobre papel reunidos numa revista que respira, que choca, embeleza, informa, desconcentra, desconcerta, mas, ao mesmo tempo, também nos apazigua com conhecimento”.

Publicada pela Canard Produções, com produção da Primeira Fila Produções, conta com edição e curadoria de Carol Anchieta e reúne nomes como Anna Mariano, Araquém Alcântara, Bruno Barbosa, Cris Bartis, Deri Andrade, projeto Ecopoética, Eliane Brum, Else Bischheuer, Elza Lima, Fernanda Simon, Guilherme Fernandes, Lilo Clareto, Nina Fola, Pri Barbosa, Projeto Gompa, Rudinei Borges, Sandra Benites, Wanessa Yano e Xadalu. A foto de capa, um registro da performance “Iconoclasta”, de Julha Franz, é de Pedro Karg. O projeto gráfico e design são de Dídi Jucá.

Com financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através do Pró-Cultura RS/ LIC e  patrocínio da PMI Foods, a Corpo Futuro será distribuída gratuitamente a bibliotecas comunitárias, bem como para instituições de educação e cultura da cidade e do estado do RS. A Revista Corpo Futuro nasceu em 2020 e apresenta diversos formatos de contribuições que podem ser fruídos na ordem proposta ou de maneira independente, sem pressa ou com a preocupação do factual.

 

Versão impressa será distribuída no Brasil e no exterior

Em 2022, a Revista Corpo Futuro estará disponível para mais leitores. A edição impressa será distribuída para cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador e Recife, à venda em livrarias e lojas de museus. “Estamos muito felizes de ver a revista chegando em outras praças, inclusive no exterior, com exemplares à venda em Portugal”, revela Zugno.

 

Edição acessível 

Segundo Mimi Aragón, da OVNI, “o PDF acessível é um arquivo como qualquer outro neste formato. Porém, caso ele seja utilizado em um leitor de tela, o programa transforma não somente os textos em comunicação sonora, mas também as imagens, fazendo com que a pessoa que está acessando o documento tenha uma experiência completa da publicação. Assim, tanto pessoas cegas ou com baixa visão quanto pessoas que enxergam podem experienciar o mesmo conteúdo”, afirma.

A versão acessível contou com audiodescrição da empresa Ver com Palavras, audiodescrição das imagens de Rosangela Favaro, revisão de Lívia Motta, formatação do PDF acessível de Wagner Caruso e produção da OVNI. Felipe Monteiro  e Laercio San’Anna, consultores da equipe, têm deficiência visual e foram os primeiros a testar e conferir a publicação, confirmando que a experiência funciona corretamente.

O arquivo conta com a descrição completa das imagens em formato de texto, para que pessoas que enxergam possam conferir como funciona a audiodescrição sem necessitarem utilizar um leitor de telas. “É uma oportunidade de quem não necessita da audiodescrição conhecer um pouco como funciona, aproximando e familiarizando cada vez mais pessoas”, conta Mimi.

No dia 21, a partir das 19h30,  o evento presencial de lançamento será transmitido ao vivo pelo canal do projeto no YouTube e contará com audiodescrição simultânea, onde o processo desta edição será apresentado com depoimentos de parte da equipe. A edição em PDF é gratuita e estará disponível na noite de lançamento no site. Para saber mais, acesse: @FuturoCorpo no Facebook e @RevistaCorpoFuturo no Instagram


Lançamento Edição Acessível da Revista Corpo Futuro – 3a edição

21 de junho, com evento presencial para convidados na Fábrica do Futuro em Porto Alegre +

Transmissão ao vivo do evento de lançamento pelo YouTube do projeto a partir das 19h30 com audiodescrição

PDF acessível disponível gratuitamente pelo site www.corpofuturo.com

Edição impressa à venda por R$ 30,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…