ESPECIAL: 6 opções imperdíveis para uma food trip na Serra Gaúcha!

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Resolvi reunir minhas recomendações gastronômicas na Serra Gaúcha num texto só! Então, queridos leitores, aqui seguem os 6 lugares que elenquei para os viajantes e food lovers que pretendem visitar Gramado e Canela! Desde os restaurantes mais tradicionais até os gastropubs e espaços mais descolados, temos opções para os diversos estilos e paladares!

Confere aí, fique com água na boca e me diz o que achou!

1 – O famoso, abundante e “tudo a ver” com a Serra Gaúcha, café colonial!

Vamos começar chovendo no molhado porque falar de gastronomia na Serra Gaúcha e não recomendar um café colonial é impossível! O mais tradicional restaurante pra quem quer saborear as iguarias caseiras é o Bela Vista, o primeiro café colonial do Brasil! Aberto de segunda a sexta das 11h30 às 23h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 23h.

As delícias salgadas e doces vem todas à mesa e são repostas o quanto você quiser. O preço é por pessoa (R$ 71,25 adulto e R$ 35,60 infantil). Fica na Av. das Hortênsias, 3.500, em Gramado. Dica: o local integra as paradas do Bus Tur, o transporte hop on hop off que passa pelos principais pontos de Gramado e Canela e ótima opção pra quem não está de carro ou quem não quer se preocupar em dirigir (e em poder ingerir a bebida alcóolica que quiser também).

belavista

 

2 – Para os cervejeiros de plantão!

Conheça de perto uma produção cervejeira, aprenda sobre seus estilos e sabores e encerre o passeio harmonizando com iguarias alemãs num gastropub! É o que oferece a Farol Cervejaria, em Canela. Todos os meses o local ainda recebe atrações musicais e até espetáculos de teatro.

O pub fica bem ao lado da sua produção permanente de cerveja, um dos grandes diferenciais do ambiente, atraindo amantes da bebida artesanal. Ao todo são 6 estilos produzidos na casa, que acompanham os petiscos e pratos da culinária germânica que estão no cardápio. E que são uma delícia! Uma área externa e uma torre com mirante para a cidade completam o charme do lugar.

É possível conhecer a Farol combinando com a visita a outras cervejarias da Serra a bordo do Bus Bier, passeio turístico oferecido pela Brocker Turismo que integra transporte com guia, visitação às principais fábricas, degustações e ainda um caneco de chope como lembrança.

farol

 

3 – Típico e bem servido italiano!

Já postamos aqui sobre a premiada galeteria Casa Di Paolo e reforçamos a indicação nesta nossa lista de “must eat” na Serra! Além do carro-chefe, o galeto “al primo canto”, o restaurante serve opções de massas, caldos, saladas, polenta, queijo à dore e outras delicias…

O restaurante está localizado bem no Centro de Gramado, na rua Garibaldi 23. Clique aqui para conferir o cardápio na íntegra e o funcionamento da casa.

 

IMG_20180620_13422724522_editada

 

4 – Foundue para os mais românticos…

Foundue tem tudo a ver com o clima romântico da Serra. Inclusive, diversos restaurantes passaram a oferecer espaços reservados para os recém-casados e surpresas especiais para o Dia dos Namorados, como violinistas e decoração mais intimista. É o caso do Chez Lys Blanc, que fica no Centro de Canela e possui um dos melhores custo-benefícios da região. A qualidade dos produtos e do atendimento é impecável, além da ótima localização.

E local ainda possui diferenciais importantes: uma opção de sequencia premium que inclui salsicha bock no foundue de queijo e um maravilhoso chocolate trufado (além do chocolate tradicional) no foundue doce. Dos Deuses!

foundue

 

5 – Roqueiros descolados!

Opção mais recente em Gramado, o Hard Rock Café tem feito um sucesso enorme! Não é pra menos. A famosa rede possui somente duas unidades no país, sendo uma delas na nossa querida Serra Gaúcha (a outra fica em Curitiba). Aberto para almoço e janta, o Hard Rock se diferencia pelos bons e variados drinks e pela decoração roqueira do ambiente. Destaque para o lustre no alto do restaurante, formando uma guitarra brilhante.

Do cardápio diversificado eu provei e recomendo a ribs com barbecue. Saborosíssima! O atendimento e a vaga numa mesa pode demorar um pouco já que o público ainda faz filas pra entrar neste que é o novo point da cidade – e que está abrindo em sistema de soft opening, o que significa que seus 3 andares ainda não estão funcionando a pleno vapor por enquanto. Uma vez sentado o atendimento é rápido e toda a equipe do local muito atenciosa. Os garçons, inclusive, apresentam uma divertida coreografia para os clientes de tempos em tempos. Até 2019 a previsão é de que o espaço esteja utilizando completamente sua capacidade e funcionalidade, podendo abrigar mais de 450 pessoas e podendo locar o terceiro andar para eventos fechados.

hrc

O lustre em forma de do teto do Hard Rock Café visto de 2 ângulos diferentes.
O lustre em forma de do teto do Hard Rock Café visto de 2 ângulos diferentes.

6 – Para as formigas que correm pra sobremesa!

Chocolate quente, sorvetes com calda de chocolate, milkshakes, chocolates artesanais e uma variedade de cafés especiais é o que aguarda o turistas na Casa da Velha Bruxa. Operado pela Prawer Chocolates – primeiro chocolate artesanal do país – a charmosa casa no Centro de Gramado (Av. Borges de Medeiros, 772) é uma tentação e um prato cheio pra quem gosta de fazer aquela foto de Instagram matadora (que deixa os amigos com água na boca e morrendo de inveja!)

O local completa 30 anos de existência e é parada obrigatória pros amantes de uma food trip. O Chocolate Quente com Marshmallow é um dos itens famosos do cardápio, junto do Sorvete de Creme com Calda de Chocolate Prawer. Dica: vá com fome, pois os doces são muito bem servidos (bom pra compartilhar!).

velhabruxa

velhabruxa2

 

E então, alguém já esteve num desses restaurantes? Ou indicam outro lugar pra nossa lista “must eat” em Gramado e Canela?