Resolvi reunir minhas recomendações gastronômicas na Serra Gaúcha num texto só! Então, queridos leitores, aqui seguem os 6 lugares que elenquei para os viajantes e food lovers que pretendem visitar Gramado e Canela! Desde os restaurantes mais tradicionais até os gastropubs e espaços mais descolados, temos opções para os diversos estilos e paladares!
Confere aí, fique com água na boca e me diz o que achou!
1 – O famoso, abundante e “tudo a ver” com a Serra Gaúcha, café colonial!
Vamos começar chovendo no molhado porque falar de gastronomia na Serra Gaúcha e não recomendar um café colonial é impossível! O mais tradicional restaurante pra quem quer saborear as iguarias caseiras é o Bela Vista, o primeiro café colonial do Brasil! Aberto de segunda a sexta das 11h30 às 23h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 23h.
As delícias salgadas e doces vem todas à mesa e são repostas o quanto você quiser. O preço é por pessoa (R$ 71,25 adulto e R$ 35,60 infantil). Fica na Av. das Hortênsias, 3.500, em Gramado. Dica: o local integra as paradas do Bus Tur, o transporte hop on hop off que passa pelos principais pontos de Gramado e Canela e ótima opção pra quem não está de carro ou quem não quer se preocupar em dirigir (e em poder ingerir a bebida alcóolica que quiser também).
2 – Para os cervejeiros de plantão!
Conheça de perto uma produção cervejeira, aprenda sobre seus estilos e sabores e encerre o passeio harmonizando com iguarias alemãs num gastropub! É o que oferece a Farol Cervejaria, em Canela. Todos os meses o local ainda recebe atrações musicais e até espetáculos de teatro.
O pub fica bem ao lado da sua produção permanente de cerveja, um dos grandes diferenciais do ambiente, atraindo amantes da bebida artesanal. Ao todo são 6 estilos produzidos na casa, que acompanham os petiscos e pratos da culinária germânica que estão no cardápio. E que são uma delícia! Uma área externa e uma torre com mirante para a cidade completam o charme do lugar.
É possível conhecer a Farol combinando com a visita a outras cervejarias da Serra a bordo do Bus Bier, passeio turístico oferecido pela Brocker Turismo que integra transporte com guia, visitação às principais fábricas, degustações e ainda um caneco de chope como lembrança.
3 – Típico e bem servido italiano!
Já postamos aqui sobre a premiada galeteria Casa Di Paolo e reforçamos a indicação nesta nossa lista de “must eat” na Serra! Além do carro-chefe, o galeto “al primo canto”, o restaurante serve opções de massas, caldos, saladas, polenta, queijo à dore e outras delicias…
O restaurante está localizado bem no Centro de Gramado, na rua Garibaldi 23. Clique aqui para conferir o cardápio na íntegra e o funcionamento da casa.
4 – Foundue para os mais românticos…
Foundue tem tudo a ver com o clima romântico da Serra. Inclusive, diversos restaurantes passaram a oferecer espaços reservados para os recém-casados e surpresas especiais para o Dia dos Namorados, como violinistas e decoração mais intimista. É o caso do Chez Lys Blanc, que fica no Centro de Canela e possui um dos melhores custo-benefícios da região. A qualidade dos produtos e do atendimento é impecável, além da ótima localização.
E local ainda possui diferenciais importantes: uma opção de sequencia premium que inclui salsicha bock no foundue de queijo e um maravilhoso chocolate trufado (além do chocolate tradicional) no foundue doce. Dos Deuses!
5 – Roqueiros descolados!
Opção mais recente em Gramado, o Hard Rock Café tem feito um sucesso enorme! Não é pra menos. A famosa rede possui somente duas unidades no país, sendo uma delas na nossa querida Serra Gaúcha (a outra fica em Curitiba). Aberto para almoço e janta, o Hard Rock se diferencia pelos bons e variados drinks e pela decoração roqueira do ambiente. Destaque para o lustre no alto do restaurante, formando uma guitarra brilhante.
Do cardápio diversificado eu provei e recomendo a ribs com barbecue. Saborosíssima! O atendimento e a vaga numa mesa pode demorar um pouco já que o público ainda faz filas pra entrar neste que é o novo point da cidade – e que está abrindo em sistema de soft opening, o que significa que seus 3 andares ainda não estão funcionando a pleno vapor por enquanto. Uma vez sentado o atendimento é rápido e toda a equipe do local muito atenciosa. Os garçons, inclusive, apresentam uma divertida coreografia para os clientes de tempos em tempos. Até 2019 a previsão é de que o espaço esteja utilizando completamente sua capacidade e funcionalidade, podendo abrigar mais de 450 pessoas e podendo locar o terceiro andar para eventos fechados.

6 – Para as formigas que correm pra sobremesa!
Chocolate quente, sorvetes com calda de chocolate, milkshakes, chocolates artesanais e uma variedade de cafés especiais é o que aguarda o turistas na Casa da Velha Bruxa. Operado pela Prawer Chocolates – primeiro chocolate artesanal do país – a charmosa casa no Centro de Gramado (Av. Borges de Medeiros, 772) é uma tentação e um prato cheio pra quem gosta de fazer aquela foto de Instagram matadora (que deixa os amigos com água na boca e morrendo de inveja!)
O local completa 30 anos de existência e é parada obrigatória pros amantes de uma food trip. O Chocolate Quente com Marshmallow é um dos itens famosos do cardápio, junto do Sorvete de Creme com Calda de Chocolate Prawer. Dica: vá com fome, pois os doces são muito bem servidos (bom pra compartilhar!).
E então, alguém já esteve num desses restaurantes? Ou indicam outro lugar pra nossa lista “must eat” em Gramado e Canela?