Na última sexta-feira, 31 de março, o podcast A História do Disco voltou às plataformas de áudio estreando sua quarta temporada com a participação de Adriana Calcanhotto. No encontro, gravado em fevereiro no Rio de Janeiro, a artista falou sobre seu novo álbum, Errante. Os próximos episódios já estão confirmados e contam com entrevistas com Jards Macalé, Xênia França, André Abujamra e Denise Fraga, veiculados às quintas-feiras em mais de dez plataformas de áudio. Acesse playlists e links para todas as plataformas de streaming onde o programa está disponível: https://linklist.bio/
Um programa sobre relação emocional com a música
Bruna Paulin, comunicadora à frente do A História do Disco. Crédito da foto: Tiago Coelho
Falar sobre a relação emocional com a música através de um álbum – essa é a provocação e o ponto de partida do podcast A História do Disco, comandado pela artista e comunicadora Bruna Paulin. Lançado em 2020, o podcast é um dos programas de música mais ouvidos do Brasil, com 109 episódios veiculados e mais de 6800 minutos de conteúdo produzido, o equivalente a mais de 150 discos de vinil.
O programa já recebeu nomes como Tom Zé, Rodrigo Amarante, Lorena Calábria, Fernanda Abreu, Evandro Mesquita, Maria Ribeiro, Fabio Massari, Pedro Mariano, Felipe Hirsch, João Barone, Charles Gavin, Martha Medeiros, Guilherme Weber, Edgard Scandurra, Sophia Chablau, Sarah Oliveira, Marina Person, Jorge Furtado, Luiz Thunderbird, Roberta Martinelli, Tainá Muller, Edu Conte, Filipe Catto, Jeferson Tenório, entre outros. “O que mais me encanta no podcast é que a relação emocional com a música é algo realmente muito incrível. Cada convidado traz um relato totalmente diferente de como se relaciona, como consome, o que deixa marcas. E assim contamos a história de como as obras passam pela gente”.
Newsletter semanal
Desde setembro de 2022 os ouvintes do programa recebem conteúdos exclusivos semanalmente pela newsletter do programa. “A newsletter é um espaço para compartilhar dicas e histórias que nem sempre cabem no formato do podcast, mas que interessam os ouvintes”, conta. A cada semana temos uma entrevista exclusiva, dicas de livros, filmes e discos, resenhas de shows, dicas de eventos e novidades do mundo da música. Os interessados em receber gratuitamente o material podem se inscrever no link.
Financiamento contínuo tem contribuições a partir de R$ 7,00
O projeto conta com uma campanha de financiamento contínuo na plataforma apoia.se, onde os apoiadores podem contribuir mensalmente para a manutenção do podcast. “O projeto foi desenvolvido de forma totalmente independente, contando apenas com apoio de profissionais e marcas para seguir evoluindo tecnicamente”, revela Bruna. “Porém, para seguirmos produzindo conteúdo de qualidade para todas as pessoas, resolvi convocar quem nos acompanha para colaborar com o podcast”. Com o financiamento contínuo, “a ideia é que eu possa me dedicar mais horas da semana com o programa, remunerar melhor quem já trabalha comigo e ampliar a equipe do projeto”. Com contribuições a partir de R$ 7,00, o público recebe conteúdos e benefícios exclusivos, além de participar de sorteios de brindes e colaborar com pautas ou gravações de episódios.
O programa no formato original, está disponível em mais de 10 plataformas de streaming. Os episódios vão ao ar semanalmente às quintas-feiras e algumas edições podem ser conferidas em vídeo pelo canal do programa no YouTube. A produção, entrevistas, roteiro e locução são de Bruna, a edição de áudio é de Nicolly Demeneghe, arte do podcast é assinada pelo artista visual Librae, com vinheta criada por Augusto Stern e Fernando Efron. O programa tem apoio da Fábrica do Futuro e AudioPorto. Para saber mais acesse ahistoriadodisco no Instagram, TikTok e YouTube.
Informações via assessoria de imprensa