Agenda cultural em Porto Alegre 07/jul - 12/jul

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

A partir desta semana, passarei a reproduzir aqui no blog a minha coluna para o portal Negócio Feminino. São dicas culturais para curtir na Capital e região. Desta forma darei mais enfoque também à cultura produzida no Estado aqui neste canal. Sempre que estiver em viagem, da mesma forma trarei dicas culturais dos destinos por onde passar.

E as sugestões da coluna desta semana estão bem diversificadas: nos próximos dias Porto Alegre recebe pela primeira vez o evento Best of Blues, com o casal de guitarristas Richie Sambora e Orianthi (foto). Outro nome consagrado na música, e bem conhecido dos gaúchos, Nei Lisboa, volta a se apresentar na Capital encerrando a turnê “Telas, Tramas & Trapaças”.

Admiradores de cinema, design e rock também vão gostar das dicas! Confere aí 😉

Richie Sambora and Orianthi 2014 (2) Tim Tronckoe
Richie Sambora e Orianthi. Foto de Tim Tronckoe.

BLUES

O Pepsi on Stage será palco, na próxima terça-feira (12), da primeira edição gaúcha do projeto Samsung Best of Blues. O evento traz a Porto Alegre o talento invejável dos guitarristas Richie Sambora e Orianthi, num show cheio de clássicos e muita virtuose. Ex-integrante da formação clássica da banda Bon Jovi, Sambora trará um pouco do seu trabalho solo, misturando composições próprias com alguns grandes sucessos do antigo grupo: “It’s My Life”, “I’ll Be There for You”, “Livin’ on a Prayer” e “Wanted Dead or Alive” são algumas das músicas que costumam integrar seu repertório. No palco, ele terá a companhia da Orianthi, sua esposa e uma das instrumentistas mais respeitadas no mundo do rock’n’roll. Além de ser a única mulher a figurar na capa da revista Guitar até hoje, a australiana foi também a primeira guitarrista do sexo feminino a tocar com a banda de Alice Cooper e chegou a ser convocada para excursionar com Michael Jackson naquela que seria a última turnê do Rei do Pop, “This is It”, em 2009. Informações: www.pepsionstage.com.br.

NEI LISBOA

Um dos compositores mais importantes da música gaúcha, Nei Lisboa, volta ao palco do Opinião nesta sexta, dia 8, para encerrar a turnê “Telas, Tramas & Trapaças”. A apresentação, baseada no último disco ao vivo do cantor, gravado no Salão de Atos da UFRGS e lançado no final do ano passado, fará um apanhado dos seus últimos anos de carreira, abrindo espaço para canções dos seus mais diferentes trabalhos de estúdio, como “A Vida Inteira”, de 2013, e o elogiado “Cena Beatnik”, de 2001. No palco, o cantor terá o suporte e a companhia da sua banda completa, formada por Paulinho Supekovia (guitarra e baixo), Luiz Mauro Filho (teclado) e Giovanni Berti (bateria). Informações: www.opiniao.com.br

Nei Lisboa Andre Feltes-02
Nei Lisboa. Foto de André Feltes.

CINEMA DE BOTECO

Acontece na próxima segunda-feira, dia 11, o Cineclube de Boteco, iniciativa que reúne realizadores e admiradores de cinema no ambiente informal de boteco para exibição e debate de curtas-metragens gaúchos. Produzido por Alexandre Derlam, Leco Petersen, Leonardo Peixoto e Luiz Alberto Cassol, o encontro está na oitava edição e acontece a partir das 19h, no Boteco da Duque (rua Duque de Caxias, 715), no Centro Histórico da Capital. Entre os filmes convidados desta edição estão o documentário “Depois da Avenida”, dirigido por Vicente Moreno, “Tomou Café e Esperou”, dirigido por Emiliano Cunha e “Placebo”, dirigido por Marcelo Restori. A entrada é franca.

DESIGN EM CLIMA DE ROCK

A próxima edição da Open_Feira de Design acontece neste sábado, dia 9, com participação dos DJs da Unisinos FM animando o evento mensal, mas também pela homenagem ao Dia Mundial do Rock (comemorado em 13 de julho) com shows gratuitos das bandas Império da Lã Acústico, Acústico Rockfeller e Rock Fevers a partir das 17h30. Realizada mensalmente – das 11h às 19h, sempre no segundo sábado do mês – a feira busca trazer ao público produtos variados com foco em criações originais, a partir de uma curadoria de expositores de design selecionados por Camila Farina, diretora da Maria Cultura, que também é professora dos cursos de Design de Moda, Gráfico em cursos de graduação e pós­graduação. Fique por dentro da programação openfeiradesign.com //facebook.com/openfeiradesign.