As tendências em negócios turísticos são foco das capacitações do Circuito do Ouro no FESTUR, em Ouro Preto/MG

O turismo religioso também estará em pauta no FESTUR. Fotos de Edu Viero

Debater o mercado de turismo, apresentar roteiros e as experiências locais, abordando inovação, tendências e alternativas criativas. Estes são alguns dos temas que permeiam os conteúdos que serão promovidos pelo Circuito do Ouro dentro da programação do FESTUR – Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, que acontece de 5 a 7 de junho no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Esta será a 4ª edição do evento, que propõe uma oportunidade de conectar culturas, cidades, marcas e pessoas em prol do desenvolvimento sustentável do turismo em Minas Gerais. Com uma programação diversificada, oferece oportunidades únicas de negócios, networking e aprendizado.

O Circuito do Ouro aproveita este ambiente propício para fortalecer sua colaboração com o festival e destacar as experiências inovadoras e novidades das cidades que compõem seus roteiros. Cada um dos 3 dias de evento contará com um conteúdo do Circuito com temática diferente, sempre no Espaço Negócios do Salão Diamantina.

A agenda inicia no dia 5, na quarta-feira, às 18h, com o Encontro com Receptivos da região, em que a equipe do Circuito falará sobre “Oportunidades de Negócios no Mercado Turístico”, abordando roteiros criativos e tendências.

No dia seguinte, 6, acontece o painel “Rota Religiosa – Serra da Piedade e Caraça”, que irá demonstrar o potencial e as vivências do destino, com foco nos dois famosos santuários mineiros. O conteúdo inicia às 16h e encerra com uma cerimônia para partir o queijo maturado da Serra da Piedade, harmonizado com vinho de jabuticaba.

Já no último dia do festival, 7, o tema são as “Experiências Turísticas e Transformação do Território”, com foco na Rota Jaguara-Itabirito e o roteiro Entre Trilhas.

Para conferir a programação completa do evento acesse este link.

Ouro Preto. Fotos de Edu Viero

Sobre o FESTUR

É um evento de grande importância para o desenvolvimento do destino Ouro Preto e Minas Gerais, pois nasceu com a missão de conectar culturas, cidades, marcas e pessoas. Tem como propósito promover, fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo na cidade, região e outras cidades no Estado, valorizando produtos de relevância turística, a cultura, a gastronomia, a economia criativa e os destinos, criando meios de geração de negócios do trade através de conexões entre a iniciativa privada, o poder público, terceiro setor e a sociedade civil.

O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto é uma plataforma setorizada para exposição de produtos, roteiros e serviços. Também compõem sua programação diversas experiências como mostras culturais, gastronomia, além de espaços segmentados voltados para nichos específicos, como cozinhas show, rodadas de negócios, turismo rural, ecoturismo, capacitações, palestras, inovação, tecnologia, meio ambiente, economia criativa e diversificação econômica. Saiba mais em https://festurouropreto.org.br/.

Sobre o Circuito do Ouro

A Associação do Circuito do Ouro reúne ao todo 17 municípios com grande proximidade geográfica, semelhanças históricas e culturais, que são promovidos através de diversas ações conjuntas e planos de trabalho turístico. A cidade mais distante de BH está apenas a cerca de 170km da capital mineira. A região é um prato cheio nos segmentos gastronômico, artístico, religioso, de aventura e de natureza e está dividido em quatro roteiros temáticos.

A segmentação facilita a busca de informações e guia visitantes em atrações e experiências que atendem todas as idades, interesses e durante o ano inteiro. O Circuito conta com os roteiros “Entre Serras da Piedade ao Caraça”, “Entre Cenários da História”, “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” e “Entre Ruralidades e Personalidades”.

Para saber mais e conhecer melhor todos os roteiros acesse o site https://circuitodoouro.tur.br/ e acompanhe pelas redes sociais @circuitodoouro e @associacaodocircuitodoouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…