A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre suas diversas atrações, terá estande especial da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, com distribuição de livros gratuitos que mostram o verdadeiro intuito do islamismo: promover a paz e a igualdade entre os povos. O objetivo é promover o conhecimento sobre o Islam por meio da informação, sem o intuito de converter à religião muçulmana, mas de mostrar o verdadeiro sentido do islamismo.
O evento, que ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, contará com a presença da entidade em um estande de 60 m2, no qual serão distribuídos cerca de 60 mil livros sobre o islamismo gratuitamente. “Pretendemos mostrar que muçulmanos de todos os tempos participaram da ciência, da cultura, dos esportes e de outros movimentos sociais, na construção do que chamamos de civilização. Não existe um choque de culturas porque fazemos parte da mesma cultura e da mesma civilização”, explica Ali Hussein El Zoghbi, Vice-presidente da entidade.
O estande da FAMBRAS foi pensado especialmente para expor de maneira lúdica e didática nomes fundamentais para as ciências de origem muçulmana, com grandes inventores da medicina, astronomia, ótica, navegações e caligrafia. A intenção dos organizadores é provocar questionamento e, principalmente, encantamento. Ao se depararem com um novo conjunto de gênios da humanidade e seus inventos, os visitantes adentrarão um universo ao mesmo tempo mágico e esclarecedor. A ação no estande da FAMBRAS promete atrair a curiosidade de crianças e adultos – sempre objetivando a construção de um imaginário mais ampliado, que inclui os muçulmanos e a sua contribuição para o desenvolvimento e a história da humanidade.
Santana – São Paulo