Conheça os plugues de tomada pelo mundo

Recentemente, em viagem pra Buenos Aires, acabei tendo que levar meu notebook, para conseguir atender um cliente mesmo de longe. Já tinha ido tantas vezes pra Argentina, e o país vizinho tem tanto em comum conosco que não me dei conta de que as tomadas por lá são muito diferentes das utilizadas aqui.

O resultado foi perder metade de um dia na busca por um local no centro da capital argentina em que eu pudesse encontrar um adaptador. Não bastasse isso, ainda comprei errado e tive que fazer essa busca duas vezes! Na segunda, levei junto o carregador do laptop pra me certificar de estar comprando o adaptador correto.

Aí, navegando na internet, encontrei este post do UOL, ilustrando os diferentes plugues de tomada pelo mundo. Mas pra não correr nenhum risco, minha dica é que você compre aqueles adaptadores universais. É um pouco mais caro, mas se torna item básico em viagens internacionais.

Então, conheça os plugues de tomada usados no mundo e evite stress em viagens:

tomadas-tipo-a-e-tipo-b-1383852306200_604x300
América do Norte, Central e Japão (Tipo A e B) Famoso também no Brasil antes da mudança do padrão de tomada, este plugue é composto por dois pinos achatados e paralelos. Nos Estados Unidos, um dos pinos costuma ser mais largo do que o outro (isso pode dificultar a conexão de um produto elétrico americano a uma tomada japonesa, por exemplo). Em alguns casos, o plugue contém também uma entrada para fio terra: um pino redondo logo abaixo das duas abas.

 

tomada-tipo-c-1383850404865_300x300
Europa – Exceto Reino Unido (Tipo C, E, F, J, L) Este plugue, o tipo C, era o mais comum no Brasil antes da alteração do padrão. Você provavelmente ainda se lembra dele. Possui dois pinos arredondados e paralelos. É o plugue mais comum em todo o mundo. Variações: Alguns países fizeram adaptações neste plugue para torná-lo mais seguro. Felizmente, essas modificações permitem a ligação de aparelhos elétricos que possuem a tomada tipo C em seus plugues. No entanto, em alguns casos, os pinos podem até entrar, mas o formato do plugue pode ser diferente, dificultando sua colocação. Por isso, a dica é procurar um adaptador.
tomada-tipo-d-1383850497644_300x300 (1)
Ásia Meridional (Tipo D) (Índia, Sri Lanka, Nepal, Namíbia, Paquistão, Qatar) Usado antes dos anos 1960 no Reino Unido, esta tomada ainda é padrão na Índia, Paquistão e outros países da região. Ela possui três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo.
tomada-tipo-e-1383850534284_300x300
Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia Um plugue redondo, com dois pinos arredondados e paralelos com um pequeno orifício no alto. Esta versão, a tipo E, evita choques e aumenta o uso do fio terra.
tomada-tipo-f-1383850562877_300x300
Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia Nesta versão de tomada, definida como tipo F, duas de suas extremidades são clipes usados como fio terra.

 

tomada-tipo-g-1383850930496_300x300 (1)
Reino Unido (Tipo G) (Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia, Uganda) Considerada a tomada mais segura do mundo, o padrão britânico é identificado pelos três retângulos que formam o desenho de um triângulo. Seus plugues possuem um fusível. Ao adquirir um adaptador, é importante informar-se sobre o número de ampères para seu aparelho funcionar corretamente.
tomada-tipo-h-1383850973925_300x300
Israel (Tipo H) Utilizada somente em Israel, esta tomada possui três pinos largos e redondos formando um “V”. Apesar de seu desenho peculiar, ele aceita plugues do tipo C (padrão europeu).
tomada-tipo-i-1383851002438_300x300
Argentina e Oceania (Tipo I) (Austrália, Argentina, Fiji Nova Zelândia, Papua Nova Guiné) Esta tomada possui três pinos achatados. Dois na diagonal e outro na posição vertical, na parte inferior.
tomada-tipo-j-1383851050269_300x300
Suíça O país criou um padrão parecido com o brasileiro, no entanto, eles não são compatíveis. O plugue tipo J possui três pinos redondos, dois paralelos e um outro, central.

 

tomada-tipo-l-1383851080635_300x300
Itália No país da bota e em outros, a tomada é a tipo L, com três pinos paralelos e de igual tamanho. Aqui é preciso prestar atenção na diferença de amperes. Existem dois modelos: um para 10A e outro para 16A. O primeiro é o mais comum e funciona normalmente com tomadas tipo C. Já o plugue para 16A possui mais espaço entre os pinos e eles são mais largos. Não deve ser usado com tomadas tipo C. Vale ficar atento para não causar nenhum acidente.
tomada-tipo-m-1383851110179_300x300
África do Sul (Tipo M) Possui três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo. É bem similar ao plugue usado na Ásia Meridional, porém, esse tem pinos mais largos. A tomada tipo M também é usada na Suazilândia e em Lesoto. A África do Sul também incluiu o tipo N como um dos seus padrões oficiais. O problema é que está junto com outros três padrões. O mais usado é o tipo M mesmo, que continua a venda – diferentemente do Brasil que os padrões antigos tiveram a comercialização proibida.
tomada-tipo-n-1383851137365_300x300
Brasil (Tipo N) Em vigor desde 2010, as tomadas tipo N são utilizadas apenas no Brasil. São três pinos redondos, sendo dois paralelos e um terceiro no meio e ligeiramente abaixo. Este tipo de tomada não permite o uso de plugues com pinos achatados (tipo A e B). No entanto, é possível usar plugues tipo C mais novos (lançados depois de 2008).

Nosso site é afiliado de algumas marcas de turismo que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão :)

Estas recomendações te ajudam no planejamento e organização de sua próxima viagem! E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas e dicas especiais sejam aproveitadas por mais passageiros!

Hospedagem?

Seguro viagem?

Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…