Distante 50 minutos de Buenos Aires, na região norte da cidade, está o Delta do Tigre, área de preservação ambiental, cercada por braços de rio na foz do rio Paraná. O passeio é perfeito para o Verão e barato. Claro que existem diversos pacotes de passeios que podem levar você de Buenos Aires até lá, incluindo tour de barco de 1 hora ou mais. No meu caso, utilizei somente transporte público para chegar ao Tigre e também para circular por lá e conhecer um pouco da ilha Três Bocas.
Ao todo com transporte gastei ARG$105,00, o equivalente a R$ 30,00, ida e volta. Saindo de San Telmo, tomando um Subte (5,00 pesos) até a estação de trem (em Retiro) e de trem (6,00 pesos) até o Tigre. Lá escolhi, por indicação dos guias turísticos locais, a opção de passeio de barco (83,00 pesos – ida e volta) de 30 min até a ilha Três Bocas, podendo descer e conhecer a ilha. A outra opção seria um tour de 1 hora, em que a embarcação circula em outros locais do Delta, mas sem parada.
O tempo inteiro de passeio foi de 3 horas, pois ao chegar em Três Bocas, eu, minha amiga que viajava comigo e nosso companheiro de hostel australiano, decidimos trilhar a ilha calmamente, com direito a parada pra fotos e outra pra uma cervejinha gelada. Aliviados do calorão, voltamos para o centro de Tigre e já seguimos direto pra estação de trem para então fazer o mesmo caminho de volta.
No centro de Tigre, à beira do rio, existem inúmeros bares e restaurantes, um parque de diversões e outro parque aquático. Não tive oportunidade de passar a noite por lá, mas a cidade me pareceu ter uma vida noturna agitada! No Puerto de Frutos, vários stands com artesanatos, muitos artigos de decoração e outros bares e pequenos mercados.
Com mais tempo (e dinheiro), gostaria de voltar ao Tigre e fazer outros passeios, adentrando para as áreas mais fechadas do Delta. Existem diversas opções de tours, inclusive em embarcações com melhor infraestrutura e privadas. O local realmente é lindo, tranquilo, e em uma tarde pude conhecer apenas parte de tudo o que o Tigre pode proporcionar aos turistas. Mas já valeu a pena!