Essa é pra quem quer fugir do óbvio da Serra Gaúcha: a pousada Rio do Vento, em Caxias do Sul. Nesta cidade, que pode ser o ponto de partida para conhecer esta região turística do RS. Com voos regulares partindo de São Paulo, e próxima a destinos como Cambará, Canela, Gramado e Bento Gonçalves, a cidade torna-se ideal para os viajantes de fora do Estado desvendarem esta região sem ter que deslocar-se de Porto Alegre até à Serra.
E Caxias também tem seus recantos destinados a turistas, um deles é a Rio do Vento – uma das poucas hospedarias da cidade, e que foge do conceito tradicional. A começar pela sua localização: situada na Rota do Sol, a impressão do turista é que está em uma fazenda. O charme da pousada reside na sua inusitada decoração repleta de elementos antigos, com um ar rústico, mas que mantém as exigências de conforto atuais. A sensação de aconchego é garantida pelo interior quase todo construído em madeira.

São seis suítes com ar condicionado para manter a temperatura tanto no inverno, quanto no verão. A pousada também possui aquecedor a lenha, no qual, em dias frios, o dono da pousada, Mauricio Fedrizzi costuma cozinhar pinhões para os hóspedes.
O café da manhã também tem um toque pessoal: diversos ingredientes são cultivados na propriedade, como morangos e tomates-cerejas hidropônicos. A ideia é priorizar a qualidade das opções oferecidas. Um dos objetivos da hospedaria é incentivar as pessoas a conhecerem não só os destinos turísticos tradicionais da Serra Gaúcha, mas também as suas tradições genuínas. “Procuramos sempre indicar a nossos hóspedes para visitaras festas nos salões paroquiais das igrejas, por exemplo. Além da boa comida e da diversão com os rifões, elas demonstram um aspecto tradicional da cultura dointerior”, explica Fedrizzi.
A história da Hospedaria Rio do Vento começa pela compra de dois casarões antigos que seriam demolidos na região das Missões. Eles foram desmontados e reconstruídos em Caxias do Sul. Cada detalhe da decoração da hospedaria foi gerenciado pessoalmente pelo seu dono. Com inspiração no tema de viagens, relembra as construções inglesas do início do século XX na Patagônia e na Tasmânia, combinadas com a simplicidade do estilo uruguaio de morar. A Hospedaria Rio do Vento foi inaugurada em 2014.
Barlavento
Defronte a Hospedaria há o bar/restaurante Barlavento. Conhecido na cidade por apresentar diversas sobremesas com os morangos hidropônicos cultivados na propriedade, o local também é uma boa opção para almoço e jantar.O cardápio conta com pratos quentes como massas, sopas, sanduíches. Tal como a Hospedaria, o Barlavento chama a atenção pela sua decoração. Com inspiração náutica, todas as paredes do local são recobertas por fotos e outros itens ligados à navegação e ao mar, como boias, cordas, mastros, lemes. Mais uma vez,a opção foi pessoal: veleiros são um dos hobbies do seu dono.
Valores, fotos e contatos podem ser consultados no site: http://www.riodovento.com.br/home
Informações via Assessoria de Imprensa
1 comentário
Roseli
Imperdível são as sobremesas Barlavento e Vento Sul! Sorvete com frutas e chantilly colocados no forno!
Dos deuses!