Exposição “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura” em Porto Alegre até 25/02

Obras da artista Tomie Ohtake (Kyoto, Japão, 1913 – São Paulo, Brasil, 2015) estão em exposição  no Instituto Ling até 25 de fevereiro de 2023. A mostra “Tomie Ohtake: seis décadas de  pintura” tem visitação gratuita, de segunda a sábado,  das 10h30 às 20h. 

A exposição é fruto de uma parceria do centro cultural com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de  São Paulo, e o Studio Prestes, de Porto Alegre. Com proposição curatorial assinada por Cézar  Prestes, contará com uma didática cultural e histórica, apresentando obras que percorrem os  sessenta anos de produção artística de Tomie. 

Ao todo são 12 obras a óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas de 1967 até  2013, dois anos de sua morte. “A sua apreciação leva o espectador a desfrutar de um mundo de  imensa força pictórica e sensorial – mesmo que não tenha conhecido as fases anteriores da artista,  atende ao chamado de sua arte”, conta Prestes. “Desde o colorido estimulante, até as superfícies  com incursões pelas formas, as diferentes texturas geradas pela facilidade de colocar os materiais a  serviço do talento, tudo estimula a experiência perceptiva”, completa o curador. 

Sobre a artista: 

Tomie Ohtake (1913-2015) nasceu em Kyoto, no Japão, onde iniciou seus estudos. Em 1936, veio  ao Brasil e, impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país.  Começou a pintar com quase 40 anos, incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano. Participou de  20 Bienais Internacionais, 120 exposições individuais e quase 40 mostras coletivas, entre Brasil e exterior, além de 28 prêmios. Sua obra destaca-se tanto na pintura e na gravura quanto na escultura. 

Marcam ainda sua produção as mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de cidades  brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Entre 2009 e 2010, suas esculturas  alcançaram também os jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a província de  Okinawa, no Japão. Em 2012, foi convidada pelo Mori Museum, em Tóquio, a produzir uma obra  pública para o jardim da sede. Em São Paulo, dá nome a um vibrante centro cultural, o Instituto  Tomie Ohtake. Em 2013, Tomie Ohtake chegou aos 100 anos, comemorados com 17 exposições pelo  Brasil. Dos 100 aos 101 anos, concebeu cerca de 30 pinturas. Até a sua morte, aos 101 anos, seguiu  trabalhando. 

 

SERVIÇO

“Tomie Ohtake: seis décadas de pintura” 

Período de visitação: até 25 de fevereiro de 2023, de segunda a sábado, das 10h30 às  20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Mais informações em institutoling.org.br

 

Nosso site é afiliado de algumas marcas de turismo que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão :)

Estas recomendações te ajudam no planejamento e organização de sua próxima viagem! E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas e dicas especiais sejam aproveitadas por mais passageiros!

Hospedagem?

Seguro viagem?

Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…