O delicioso ecoturismo em Foz do Iguaçu

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Texto e fotos por Greta Griffante

Foz do Iguaçu é uma cidade do noroeste do Paraná conhecida por abrigar as Cataratas do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade desde 1984 – que ficam no Parque Nacional do Iguaçu. As cataratas ficam na divisa entre Brasil e Argentina e na Argentina também há um parque de visitação das Cataratas, Parque Nacional Iguazu.

Os dois parques, além da vista maravilhosa das cataratas, oferecem diversas opções de ecoturismo, como trilhas a pé ou de bike pela mata nativa, passeios de barcos que chegam bem próximos às quedas d’agua, restaurantes, lojas de souvenirs, etc…

Eu tive a oportunidade de passar um final de semana em Foz, agora no início do ano, e como era pouco tempo para conhecer tudo, priorizei os passeios e é claro que as cataratas estavam no topo da minha lista!

No primeiro dia visitei o lado argentino das cataratas, um trenzinho leva à várias estações que dão acesso às passarelas que levam até as diversas quedas! A principal delas é chamada de Garganta do Diabo (Garganta del Diablo) com mais de 80 metros de altura. Depois de descer do trenzinho, o acesso à Garganta é através de uma passarela de mais de um quilometro de comprimento sobre o Rio Iguazu! A vista da Garganta é impressionante!

IMG_3639 (1)
IMG_3654 (1)
IMG_3656 (1)

 

Reservei o segundo dia para conhecer o lado brasileiro das Cataratas! O translado dentro do parque é feito por um ônibus, que vai parando nos lugares onde se oferecem os passeios extras (tudo muito organizado e seguro!). A última parada é o acesso ao início das quedas, são quase 2.800 metros de quedas que terminam na Garganta do Diabo (vista por baixo, diferente do lado argentino que temos uma visão de cima). O passeio é maravilhoso, a cada mirante uma queda nova e ainda mais linda para se admirar!

IMG_3686
IMG_3725 (1)
IMG_3751
FozIguaçu_Greta_05_1

Perto do Parque do Iguaçu (atravessando a rua), encontra-se o Parque das Aves, com mais de 150 espécies de aves, sendo 50% delas provenientes de apreensões realizadas por órgãos como IBAMA e Policia Ambiental. O passeio é muito lindo e agradável por dentro da mata atlântica e muitas espécies ficam soltas. A maior atração é o Viveiro das Araras, uma enorme área só com araras e papagaios de diversas espécies onde podemos acessar e chegar bem perto das aves!

IMG_3829 (1)
IMG_3839
FozIguaçu_Greta_07_1

Além destes passeios, Foz ainda tem como atrações turísticas: o Vale dos Dinossauros, Parque Aquático, Templo Budista, Museu de Cera, Usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras e, claro, facilidade às compras no Paraguai!

Para quem curte balada, a vida noturna de Foz é bem agitada e tem opções para todos os gostos! Gastronomia também é um ponto forte da cidade, vastas opções de restaurantes de diversas etnias!

Foi uma experiência muito boa, pois em um mesmo lugar você tem esse contato incrível com a natureza e também conta com uma cidade bem estruturada e preparada para receber turistas do mundo todo!

Pretendo voltar em breve para conhecer os lugares que não tive tempo de ver!

Fonte:

http://www.cataratasdoiguacu.com.br/

http://www.iguazuargentina.com/

http://www.parquedasaves.com.br/

——

E você leitor, também tem uma experiência bacana de viagem e quer compartilhar? Manda pra gente em contato@passageira.com.br e publicaremos aqui!