Let's cruise! Como é o Cruzeiro pelo Caribe

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Há um ano fiz meu primeiro (e único até hoje) cruzeiro. Com parte da família viajei até a Cidade do Panamá e de lá seguimos para Colón, onde embarcamos no navio Monarch, da empresa Pullmantur. O roteiro pelo Caribe durou uma semana e incluiu Colômbia (Cartagena), Aruba, Venezuela (La Guaira) e Curaçao.

Só a programação do cruzeiro já é uma atração à parte. Espetáculos, restaurantes, bingo, videokê, academia, pista para corrida, pequena quadra de basquete, shows musicais em vários espaços do navio, piscinas, hidromassagem, danceteria… e por aí vai. São 14 andares e capacidade para cerca de 2.400 pessoas.

Após o embarque em Colón, tomamos rumo até Cartagena, na Colômbia, onde passamos a tarde passeando pelo centro histórico da cidade, ou Cidade Murada. São mais de 10km de muro, que cerca o bairro. Lá dentro, ruas estreitas e charmosas, com lojinhas, restaurantes, bares e casas coloridas e de varandas floridas.

cartagena_04
No porto de Cartagena
cartagena_05
A chegada do cruzeiro a Cartagena
cartagena_06
Pôr do Sol visto desde a Cidade Murada
cartagena_07
Porto de Cartagena no fim de tarde e vista lateral do cruzeiro
cartagena_08
Na Cidade Murada ou Amuralhada, no centro histórico da cidade

 

cartagena_02
Cidade Murada

Seguindo nosso roteiro, a segunda parada foi no porto de Aruba. Conhecida como “One Happy Island”, a ilha caribenha encanta pela paisagem, praias limpas e águas claras. Muitos hotéis e resorts luxuosos recebem turistas de diversas partes do mundo o ano todo. O local bastante árido, com muitos cactus na vegetação. Um dos passeios famosos é visitar a fábrica de produtos feitos de aloe vera, ou “babosa”, como conhecemos. Uma ótima opção de souvenir são os cosméticos feitos com a aloe vera de Aruba.

aruba_06
No porto de Aruba – One happy island

aruba_05

aruba_04

aruba_03

aruba_02
Na paisagem árida de Aruba.

aruba_07

aruba_08

aruba_09
De volta ao navio era hora de seguir rumo à Venezuela e o porto de La Guaira. Por lá a opção de passeio é ir em direção à capital do país, Caracas, e subir no teleférico do Parque Nacional El Ávila a 2.200 m de altura. Depois de ver a cidade de cima e tirar várias fotos, um passeio leva os visitantes a conhecer alguns monumentos do local e a última parada em um centro comercial.

Esta parada proporcionou a mim e colegas de excursão um conhecimento enorme e uma proximidade do real cotidiano em que vivem os venezuelanos na atual condição política e social. A guia turística muito emocionada relatava as diversas dificuldades que enfrentavam o povo, entre elas, me chamou mais a atenção o fato de ser controlado o dia em que cada família vai ao supermercado, e a quantidade máxima de produtos que podem ser adquiridos (até dois sabonetes, ou 2 papéis higiênicos) independente do número de pessoas na família. Não cabe a mim julgar aqui a trajetória política do país e também não me aprofundei em sua história. Mas é sempre um aprendizado enorme conhecer de coração aberto países de cultura e visão política diferente.

Triste que muitos brasileiros não desceram do navio na Venezuela com medo da insegurança no país. O tour proporcionado pela empresa de cruzeiros foi impecável e muito segura.

CARACAS_10
A vista de cima, no Parque Nacional El Ávila
CARACAS_09
Na maioria dos prédios de Caracas se via as imagens de Maduro ou Hugo Chaves.
CARACAS_08
Chegando no porto de La Guaira, de onde seguimos o passeio até Caracas

CARACAS_07

CARACAS_06
No teleférico do Parque El Ávila

Já em Curaçao, maior ilha da região, mais praias belíssimas. Uma paisagem colorida, um centro de lojinhas e artesanatos movimentado. A empresa de cruzeiros oferecia diversos passeios em Curaçao, um deles incluindo mergulho com golfinhos. Como eu e minha família não tínhamos tido muito tempo de praia em Aruba, preferimos aproveitar bem a praia em Curaçao. Por isso, optamos pelo passeio mais simples pela cidade, que possibilitava mais tempo aproveitando o mar do Caribe.

curacao_03

curacao_04
As praias paradisíacas de Curaçao

curacao_06

curacao_07

curacao_10

curacao_11

curacao_12

curacao_14
A ponte flutuante que leva os turistas até o centro colorido de compras, restaurantes e artesanatos

A última parada é em Cólon, no Panamá, de onde iniciamos a viagem. No país, a parada obrigatória é conhecer o Canal, na Cidade do Panamá, que está distante cerca de 1 hora de Colón. Na Cidade do Panamá, também se pode passear pelo Casco Antiguo, um centro histórico muito bonito, com diversos bares, restaurantes e artesanatos.

panama_02

panama_03

panama_04
Vista do hotel
panama_05
Caminhando pelo Casco Antiguo

panama_07

panama_08
O contraste da arquitetura no centro histórico da Cidade do Panamá com os prédios modernos mais a frente.
canalpanama_02
O famoso Canal do Panamá

canalpanama_04

Depois de ter este gostinho do Caribe e da experiência de viajar em um cruzeiro, fica a vontade de repetir em breve a viagem!

E você já fez um cruzeiro? Tem dicas do que fazer e conhecer no Caribe? Comente ou escreva pra gente!