As novas fragrâncias da linha Humor, da Natura, se inspiraram no desafio de captar as nuances olfativas da energia única presente no ar durante os festivais de música. Utilizando uma tecnologia proprietária, a empresa conseguiu extrair mais de 40 moléculas que pulsavam no ar durante diversos eventos musicais, produzindo um verdadeiro mosaico olfativo que reflete a diversidade e intensidade das experiências vividas.
Diferentemente da captura feita pelo clássico método de “headspace”, que apanha as moléculas num ambiente confinado e depois permite a identificação em laboratório, o equipamento utilizado pelos cientistas e pela perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato, permitem o processo em ambientes abertos, ao ar livre. Ou seja, as novas fragrâncias de Humor além de capturar e reproduzir os cheiros sentidos, nascem literalmente nos festivais e por isso carregam essa atmosfera como nenhuma outra. “Esse processo só foi possível devido ao uso em conjunto de cinco técnicas propiciadas pelos equipamentos vanguardistas presentes no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar”, comenta Verônica.
Como parte do processo criativo, Verônica explorou esses eventos para buscar não apenas inspiração, mas conquistar a reprodução dos cheiros que representam a energia em diferentes espaços e momentos durante os dias de diversos festivais. “Os acordes, presentes nas novas fragrâncias de Humor, são mais do que uma simples combinação de notas; é uma interpretação das emoções, sensações, atmosfera e ambientes dos festivais, uma verdadeira confluência entre ciência e arte”, define Verônica. “As notas verdes, por exemplo, se originaram a partir de pessoas dançando na grama molhada”, completa.
A criação também contou com uma colaboração intensiva com o público-alvo. Mais de 160 jovens participaram do processo criativo, fornecendo insights sobre suas experiências em festivais e ajudando a garantir que as fragrâncias capturassem verdadeiramente a essência desses eventos.
Uma das novas fragrâncias de Humor traz o ápice da alegria, aquela emoção épica do show principal de um festival. Enquanto a outra, apresenta a sensação de conexão em sinergia com a galera. Ambas estão previstas para serem lançadas em meados de abril.