A GOL Linhas Aéreas inovou ao anunciar recentemente seu novo canal para realização de check-in: o Twitter. A rede social foi escolhida para dar mais uma opção aos clientes de escolherem a forma que melhor atende o seu momento de viagem.
Funciona assim: basta fazer um “tuíte” na timeline com a hashtag #GOLcheckin, que automaticamente aparecerá uma mensagem privada (DM) pedindo ao cliente o código localizador da passagem. Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Este processo pelo Twitter é individual, e em todas as etapas basta escolher entre as opções que já aparecem na tela.
Caso o cliente seja registrado no programa de fidelidade Smiles, será possível inserir este número para o acúmulo de milhas. Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas e otimizando tempo.
A empresa é a primeira companhia aérea da América Latina a utilizar o Twitter como canal para a realização de check-in, desde a solicitação até a confirmação de dados e conclusão do processo. A solução funciona tanto para voos domésticos quanto para internacionais.
Além do Twitter, os clientes da GOL ainda podem escolher pelas diferentes plataformas para fazer o check-in: pelo site no computador ou tablet, pelo aplicativo no smartphone, no mobile site em celulares, nos totens de autoatendimento nos aeroportos ou no balcão.
A gestão das redes sociais da GOL é feita hoje em parceria com a agência Ampfy, que também auxiliou na implementação deste projeto com o Twitter.
Na semana passada – com passagem comprada para São Paulo pela GOL e sabendo da novidade – eu resolvi testar o novo canal de check-in, mas infelizmente não tive sucesso. Ao tuitar #GOLcheckin fiquei aguardando pela DM, que nunca chegou. Esperei alguns dias, tentei novamente, e não funcionou. Seguirei tentando, já que a maioria dos meus vôos são pela GOL.
Quem aí já testou? Conte sua experiência aqui nos comentários!