Hotéis abertos na pandemia: quais as medidas de segurança?

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

O que podemos esperar dos hotéis durante a pandemia? Quais os protocolos de higiene e segurança sendo adotados para receber os hóspedes nesta reabertura gradual das atividades hoteleiras?

O café da manhã servido à la carte no quarto é uma das mudanças adotadas pela hotelaria para funcionar durante a pandemia. Foto: Bruno Treiguer.

Tive acesso a um dos mais conhecidos hotéis de Porto Alegre, o Novotel Airport, que já reabriu cumprindo todos requisitos necessários (inclusive reformulando toda sua suíte principal). Neste post vou compartilhar como foi minha experiência e responder algumas dúvidas frequentes dos viajantes, enviadas pelo Instagram do blog @passageira.com.br.

Importante: Precisamos lembrar que além de todas as regras de limpeza e distanciamento adotadas pelas empresas, também é necessária a boa conduta dos visitantes, todos cumprindo sua parte e respeitando as normas.

Minha estadia ocorreu nos dias 5 e 6 de setembro, e durante este tempo cruzei com outros poucos hóspedes e funcionários. O hotel atua com ocupação reduzida a 50% de sua capacidade (durante orientações atuais de bandeira laranja na cidade) e a equipe de trabalho está com revezamento e folgas maiores, diminuindo consideravelmente a circulação de pessoas nas áreas comuns. Assim, tanto staff como hóspedes se mantém o mais isolados ou distantes possível. O perfil do viajante que chega ao Novotel vem à capital gaúcha a trabalho ou então com a família em viagens de lazer que incluem parada no hotel antes de seguir para a Serra Gaúcha ou retornando de lá.

Como os decretos durante a pandemia estão sendo alterados constantemente, vale a pena entrar em contato com a hospedagem antecipadamente para confirmar os serviços que estarão disponíveis no período de sua viagem.

 

Restaurante e hall de entrada do Novotel Porto Alegre. Foto: Passageira.com.br/Andressa Griffante

Check In / Check Out

Ao chegar ao hotel, sem manobrista, sem alguém recepcionando na porta do carro ou ajudando com as malas. Acertadamente, os funcionários não entram em contato próximo com o hóspede.

No balcão, filas sinalizadas para que haja espaçamento seguro entre as pessoas, atendimento automatizado, medição de temperatura e algumas perguntas sobre últimas viagens do visitante, possíveis sintomas ou contato recente com alguém sintomático.

O check out é mais rápido, já que termômetro e perguntas não são mais necessárias.

Limpeza dos quartos

No Novotel as limpezas dos quartos ocorre de 3 em 3 dias. Caso o hóspede fique por mais tempo que isso e não queira o serviço de camareira pode avisar à equipe, ou ainda, trocar de quarto para outro já higienizado.

Café da manhã

 

O café da manhã é servido à la carte nos quartos em horário agendado previamente com a recepção. O hóspede pode escolher alguns itens do cardápio, que acessa via celular. Alguns comes e bebes são fixos, como café, leite, pães, suco, frios, iogurte, frutas. Outros podem ser adicionados: é o caso das opções para intolerantes à lactose ou glúten e dos pratos quentes, como misto quente e bacon.

A bandeja de café é deixada na porta do quarto já que o funcionário tem a orientação de não entrar no quarto a não ser que receba essa solicitação diretamente do hóspede, e sendo realmente necessária esta interação.

Precisamos admitir que se por um lado é muito cômodo e seguro tomar o café da manhã no quarto (sem nem tirar o pijama) ao mesmo tempo sentimos falta daquele buffet variado de café da manhã, em que podíamos repetir as delícias mais de uma vez…

Foto: Bruno Treiguer

Áreas comuns

O Novotel conta com piscina coberta, spa, área kids, restaurante, bar e academia. Destes, apenas o restaurante tem ficado aberto (das 11h às 22h), com mesas bem espaçadas, limpeza constante e garçom sempre utilizando máscara. O local possui serviço de cafeteria durante o dia e de jantar à noite. Ainda assim, o hóspede pode solicitar que o pedido seja servido diretamente no quarto, se preferir.

A academia também pode ser utilizada, porém com agendamento antecipado e uso exclusivo por quarto. Nestes agendamentos para o uso são considerados o tempo necessário entre um horário e outro para a total higienização do espaço.

Por enquanto, piscina, spa e espaço kids se mantém fechados. E outras orientações pertinentes com relação às áreas comuns são destinadas aos hóspedes: tais como a utilização dos elevadores somente entre membros da mesma família, ou de pessoas que estejam no mesmo quarto.

Pet Friendly

Foto @Passageira.com.br

Nesta minha estada, pude levar meu pug, o Freddo, junto! O hotel recebe com muito carinho os pets e a orientação principal é a de levar a carteira de vacinação dos mesmos e apresentar na recepção. No mais, o bom senso de andar com o animal na guia, o manter limpo e numa distância segura de outros hóspedes.

Mais dúvidas?

Dê uma olhada nos posts que fiz durante minha estadia no Novotel, mostrando e explicando estas e outras normas sendo adotadas: https://www.instagram.com/stories/highlights/17900675854554937/

Confira mais fotos