Instituto Ling em Porto Alegre lança Ponto de Teatro

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

O Instituto Ling, em Porto Alegre, está lançando um novo projeto que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais. O Ponto de Teatro tem a curadoria do jornalista e crítico de teatro Renato Mendonça e vai oferecer, ao longo de 2018, a apresentação de sete espetáculos e a realização de oficinas de crítica teatral. Para compor a programação, três espetáculos serão selecionados por meio de um edital, cujas inscrições estarão abertas de 27 de fevereiro a 26 de março. Todos devem ser necessariamente estreias.

Cada projeto selecionado no Edital Ponto de Teatro 2018 receberá apoio financeiro de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de serviços de montagem, sonorização e iluminação para a produção do espetáculo. O Instituto Ling também disponibilizará datas no seu auditório para seis sessões de cada espetáculo. Podem participar do edital pessoas jurídicas com atuação no Rio Grande do Sul. O edital avaliará projetos de teatro, dança, performance e circo, que deverão estrear entre julho e dezembro de 2018, no auditório do Instituto Ling. O regulamento e a ficha de inscrição poderão ser acessados no site http://www.institutoling.org.br, a partir do dia 27 de fevereiro. No dia 02 de março, às 19h, haverá um encontro para apresentação do Ponto de Teatro. Com entrada franca, o evento será aberto a todos os interessados em conhecer e tirar dúvidas sobre o regulamento do edital.

Além dos três selecionados via edital, a curadoria definiu outros quatro espetáculos para compor a programação do Ponto de Teatro 2018. Essas produções convidadas farão suas estreias no Instituto Ling. Em abril, a peça Espalhem minhas cinzas na EuroDisney – que tem produção da Cia Stravaganza e direção de Adriane Mottola – coloca em cena uma crítica à sociedade de consumo em um cenário futurista. Em maio, o projeto GOMPA encena a premiada montagem Um Inimigo na Casa de Bonecas – adaptação da obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, que trata da situação atual do Brasil, questões de gênero e conflitos de ordem ética/moral. Em junho, a Macarenando Dance Concept apresenta uma nova edição do já consagrado espetáculo Abobrinhas Recheadas, dessa vez homenageando o “rei” Roberto Carlos. Em agosto, a Cia Rústica estreia Pecados Rasgados – Só as Drags perdoam!, que – entre música ao vivo, teatro, humor, palavra, dança e transformismo –, celebra a vontade de vida, a alegria, o riso, a crítica e o amor como possibilidade de existência em tempos de ódio.

A cada temporada será realizada também uma Oficina de Crítica Teatral, ministrada pelo curador do projeto, Renato Mendonça. Voltada ao público em geral (com idade mínima de 18 anos), a oficina contempla conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais – e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico, que será publicado em plataforma digital. Serão sete oficinas – uma a cada espetáculo apresentado na programação – com três encontros cada uma e seis vagas por turma. Ao final do projeto, 42 pessoas terão participado das oficinas e produzido crítica teatral.

“Com a realização do Ponto de Teatro pretendemos consolidar o Instituto Ling como um lugar que potencializa a produção cênica do RS. Queremos que o projeto vire referência para os artistas locais, que seja um espaço para estreias, para a experimentação e para o desenvolvimento das artes cênicas em todos os seus aspectos”, afirma Renato Mendonça.

O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.

Serviço
Edital Ponto de Teatro 2018
Regulamento e inscrições: www.institutoling.org.br – as inscrições dos projetos deverão ser efetuadas exclusivamente via internet

Início das inscrições: 27 de fevereiro

Apresentação da programação e do Edital Ponto de Teatro 2018: dia 02 de março às 19h, no auditório do Instituto Ling

Término das inscrições: 26 de março

Divulgação dos selecionados: 09 de abril

Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Informações via assessoria de imprensa