No dia 3 de abril, o escritor gaúcho Carlos Saldanha Legendre lançará seu 5º livro, o primeiro formado exclusivamente por sonetos. A sessão de autógrafos de “A Partilhas do Caos”, publicado pela Editora Movimento, ocorrerá no Theatro São Pedro, Espaço Foyer Nobre, a partir das 17h30min. A obra conta com 65 sonetos inspirados em grandes temas do homem e na própria vida do autor, como o Cosmos, o Mar, a Infância, o Amor e a Morte. A trilha sonora do evento ficará por conta do pianista Antônio Augusto Medeiros.
“Partilha do Caos” é divido em seis partes: I “As estrelas e o mar”; II “Gênesis do espanto”; III “Homenagem a Raimundo Correia, em seus caminhos”; IV “Por seres eterna”; V “A última estação”; e VI “Homenagem a Tom Jobim”. A distribuição dos poemas não é apenas uma divisão de temática, mas atende a um rebuscado princípio de composição, traçando uma espécie de narrativa.
Carlos Saldanha Legendre nasceu em Porto Alegre e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Advogou por muitos anos e ingressou na Magistratura como Juiz de Alçada, tornando-se Desembargador do Estado do RS, função que exerceu até sua aposentadoria, no ano de 2000. Paralelamente à sua profissão, foi poeta, desenvolvendo importante obra literária reconhecida por críticos como Carlos Nejar, Cassiano Ricardo e Antônio Houaiss.
“Mesmo dentro da seara sonetística, Legendre demarca singularidade, devolvendo à forma petrarquiana certa clave nobre, adjetivo aqui desprovido de qualquer conotação pejorativa ou ornamental: trata-se, em verdade, de conferir potencial sublime mesmo aos elementos mais inusitados da realidade (…) o gaúcho endossa a tradição sonetística brasileira, mas, ironicamente, destoa de sua fatura contemporânea, marcada pelo humor mais corrosivo (Glauco Mattoso) ou descolado (Paulo Henriques Britto)”, é o que diz o crítico literário Gilberto Araújo sobre o trabalho de Legendre.
Informações via assessoria de imprensa