Lomba Grande: natureza, esporte e lazer em bairro de Novo Hamburgo (RS)

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Buscando um refúgio em meio à natureza perto da capital gaúcha? Já ouviu falar de Lomba Grande?

Esse extenso bairro, de característica rural, pertence à cidade de Novo Hamburgo 40km de Porto Alegre – e abriga diversos sítios, balneários, espaços para hospedagem e atividades ao ar livre.

Uma opção incrível especialmente pra quem tem pouco tempo de folga e ainda assim quer desfrutar de atividades ecoturísticas diferentes no nosso Estado (e fugir daquela tradicional viagem à Serra Gaúcha). Destaco aqui os locais que mais me surpreenderam em Lomba Grande e que poucos gaúchos conhecem (nem mesmo alguns hamburguenses!)

Para aprender uma nova língua enquanto respira ar puro! 

O Sítio Pé Na Terra (@sitiopenaterra) é uma área de 50 hectares em que funcionam as imersões em línguas estrangeiras do The Fools @thefoolsimmersion e outras atividades ligadas ao bem estar do corpo e mente, sempre integrados com a natureza e o estilo de vida saudável. 

É possível reservar o local para a realização de eventos e também se hospedar em uma das 12 cabanas super rústicas e confortáveis do local.

A vivência imersiva do The Fools é o carro-chefe do local. E o nome não tem nada de bobo! Tem tudo a ver com a proposta descontraída e descomplicada de praticar uma nova língua, sem medo de errar, sem julgamento e com muita diversão!

No Sítio Pé Na Terra

Para os amantes do cicloturismo!

Essa é uma dica de ouro pra quem ama um pedal: o Sítio da Bike é um Bike Park completo, com pista de MTB, loja de bicicletas e acessórios, área de convivência, banheiros, vestiários, e estacionamento. A proposta é receber os ciclistas com a infra necessária, além da beleza natural e relevo atraente para os praticantes de mountain bike e trail run (corridas em trilhas).

 A pista construída dentro do sítio possui 3mil metros de extensão, passando por mata nativa, arroios, coxilhas, pontes, escadaria de troncos, curva inclinada, entre outros cenários. 

E quem quer ter essa experiência mas não tem (ou não está com a sua) bike? É aí que entra a operadora parceira do Sítio da Bike, a Pedalando No Sul. A empresa de bike experience é a marca oficial da região da Rota Romântica e Vale Germânico no Cicloturismo. Entre os serviços que oferece estão: roteiros de pedal, locação de bikes e acessórios, transporte de ciclistas, transfer de bagagens, guias de cicloturismo e hospedagem.

No Sítio Da Bike

 

Que tal aprender golfe?

No Sítio São Luiz, além da área verde bem cuidada, lagos, cabanas e ambientes para eventos e convivência,  o diferencial está na estrutura acessível do Pitch & Putt. Tanto jogadores experientes no golfe como iniciantes podem usufruir deste espaço em Lomba Grande. Quem quer aprender encontra orientação, preço acessível, simplicidade e o material necessário para começar a jogar.

O Pitch and Putt São Luiz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, comanda um projeto que leva o golfe até crianças da rede municipal de ensino, explorando toda a didática, socialização e concentração decorrentes deste esporte ainda tão pouco difundido no Brasil.

O complexo conta com alojamentos para grupos, salão de eventos para até 300 pessoas, salão de jogos (com mesas de sinuca e tênis de mesa), dois refeitórios que comportam mais de 100 pessoas cada; e dois chalés disponíveis para locação. Seja para passar o dia jogando e curtindo o local ou para se hospedar em um dos chalés, é necessário contato prévio e agendamento (51 998994477).

Cozinha internacional e vista para o pôr do sol

Na recém inaugurada Estalagem Pastoreio o visitante aproveita a diversificada gastronomia em um casarão de estilo campeiro, além de contar com uma experiência hoteleira diferenciada (em casas temáticas, equipadas com muito conforto e bom gosto) e outras atividades, tais como: passeios de bicicleta ou à cavalo, trilhas, piquenique, spa, e até lida com o gado. Opção incrível pra quem gosta da tranquilidade do campo, mas não quer abrir mão do conforto.

O ambiente da Estalagem ainda integra piscina, cabanha, cafeteria, adega, bar e uma linda capela. O restaurante conta com opções variadas e inspiradas na culinária mundial. Serve almoço e janta, com reservas.

A cafeteria é a pedida para o happy hour, com petiscos e drinks servidos tendo como cenário a paisagem do campo de oliveiras e lavandas sob a luz do pôr do Sol.

 

Estalagem Pastoreio

 


Para garimpar antiguidades e artigos decorativos

A Geschaft House é uma feira de antiguidades ao ar livre que ocorre uma vez por mês (sempre no segundo domingo) em Lomba Grande. A exposição dos itens acontece debaixo de uma majestosa e imponente Figueira centenária, no quintal da propriedade. A casa da década de 40, que também abriga diversos itens de antiquário, mantém sua originalidade e é uma atração à parte. No Instagram do evento, @geschafthouse o casal de anfitriões divulga periodicamente as próximas edições da feira. Vale ficar de olho!


Balneário para passar o dia! Buffet livre, playground e mini zoo:

Portal Fazenda

Uma opção maravilhosa, especialmente para quem tem crianças na família, é Fazenda Portal – um balneário que conta com restaurante, mini zoológico, piscina, playground e uma grande área de convivência na área verde de aproximadamente 19 hectares.

O local abre somente aos domingos, das 10h às 18h. O ingresso por pessoa custa 70 reais (não inclui bebidas e inclui buffet livre com carne, pratos quentes, saladas, acesso às piscinas e todas as mesas e ambientes para convivência).

Outras dicas de onde comer em Lomba Grande:

    • Buffet: O Perdigueiro

      Restaurante de comida caseira/colonial com buffet a quilo e livre de segunda a sábado.@operdigueirorestaurante.

    • Café Colonial Lomba Grande

      Café colonial (em 3 opções de tamanho/quantidades) servido na mesa. Inclui café, leite, chocolate quente, vinhos, sucos e opções de carnes. À noite o local serve cardápio de pizzas. Funciona das 11h às 18h, mediante reserva (51 99870-8515). @cafecoloniallombagrande.

    • Lanches e produtos orgânicos: A Tenda

      Loja com itens da agroindústria. Produtos coloniais, sucos, salada de fruta, pão caseiro, bolo e destaque para caldo de cana. @fruteiraatenda