Turismo em Novo Hamburgo: o que conhecer, onde comer e se hospedar

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

No trajeto de quem sai de Porto Alegre rumo à Serra Gaúcha está a cidade de Novo Hamburgo. Muito conhecida por sua tradicional e famosa indústria calçadista, o município (que está a 40Km de distância da Capital) ultimamente tem atraído muito mais do que visitantes interessados em suas feiras e outlets. Com localização estratégica, belezas naturais e diversos empreendimentos gastronômicos e culturais, NH oferece opções variadas para todos os perfis de turistas.

A história da cidade, fortemente ligada à chegada dos imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, também contribui para destacar a região da qual faz parte. E que resultou com a criação do projeto turístico Vale Germânico – que busca fomentar e difundir roteiros diferenciados nas cidades marcadas pela imigração alemã. Um destes roteiros é o Caminho das Cervejarias – que abrange 22 marcas cervejeiras, 9 delas com produção em Novo Hamburgo. E é também em NH que ocorre o Festival de Cervejas Artesanais, duas vezes ao ano, dentro da tradicional feira Loucura Por Sapatos.

Cidades que integram a região turística Vale Germânico

Além de atrair os cervejeiros, a cidade também está chamando a atenção para seu ecoturismo – especialmente no bairro rural de Lomba Grande – seus restaurantes, museus e opções de entretenimento. Outro ponto importante que fomenta o turismo local é a estrutura hoteleira diversa e bem preparada para receber hóspedes e eventos.

Conheça os principais atrativos de Novo Hamburgo:

História e cultura:

Fundação Ernesto Frederico Scheffel 

Construído no ano de 1890, por Adão Adolfo Schmitt, o casarão em estilo neoclássico, onde atualmente está a Fundação Scheffel, serviu como residência, escola, local de eventos culturais, casa comercial e até como hospital. Inteiramente restaurado pela municipalidade na década de 1970, hoje abriga mais de 400 obras de Ernesto Frederico Scheffel, constituindo-se numa das maiores pinacotecas do mundo que expõe obras de um mesmo artista.


Situado no Centro Histórico de Hamburgo Velho e sendo o primeiro imóvel do município restaurado e revitalizado, a Fundação Scheffel sente-se comprometida e responsável em trabalhar pela conscientização e preservação do patrimônio histórico da cidade. Um trabalho desenvolvido há 30 anos e que repercutiu e desencadeou ações semelhantes nos municípios vizinhos e na região.

Desde 2016 todo o acervo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, assim como o Centro Histórico de Hamburgo Velho. Atualmente a Fundação promove eventos culturais, palestras, seminários, recitais, entre outros, já tradicionais na cidade e dos quais participam os mais diversos públicos. Acesse @fundacaoscheffel.

 

Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser 

Construída na primeira metade do século XIX, a Casa Schmitt-Presser é um dos mais antigos exemplares da arquitetura enxaimel, sendo uma das únicas no Rio Grande do Sul que ainda conserva todas as suas características originais, por esse motivo foi tombada em 1985, como patrimônio histórico e artístico nacional.

 

 

Moradia de João Pedro Schmitt, imigrante do Hessen, região da Alemanha, que atuou como importante comerciante da região e considerado um dos fundadores da cidade devido a sua influência e prestígio local e regional. Atualmente a Casa Schmitt abriga o Museu Comunitário que remonta um armazém da época da colonização alemã, com uma grande variedade de produtos comercializados. Acesse @museuschmittpresser.

 

Feira de Antiguidades Geschaft House

Localizada no bairro de Lomba Grande esta feira de antiguidades acontece ao ar livre embaixo de uma majestosa e imponente figueira e dentro da propriedade que mantém sua construção original da década de 40. A exposição de peças de antiquário e outros produtos artesanais ocorre mensalmente, sempre no 2º domingo do mês. Acesse @geschafthouse.

 

Museu Nacional do Calçado

O Museu Nacional do Calçado (MNC) conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. Ele reúne um vasto acervo, com calçados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas. O espaço também promove exposições fixas e temporárias, além de cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitas dirigidas. Acesse @mncalcado.

 

Cervejarias:

Bossta Beer: cervejaria fundada em 2011, oferece degustação das cervejas artesanais, venda de garrafas/copos/ souvenirs e growler station. A Bossta Day, é a confraria que reúne clientes com degustação dos estilos produzidos, apresentação do espaço, e formas de o próprio cliente se servir na chopeira e fazer seu blend de preferência. Acesse @bosstabeer.

Bossta Beer

Clandestina:  oferece 10 torneiras de estilos de cervejas – para apreciar no local ou levar – venda de diversos produtos da cervejaria e palco equipado para apresentações de eventos. Acesse @clandestinacraftbeer.

 

Cervejaria Clandestina

Fat Bull: Na cervejaria são oferecidas ao público 20 torneiras de chopp da casa e mais convidados regionais e importados, drinks clássicos e autorais, além do cardápio especializado em petiscos com destaque aos famosos bolinhos de costela e os burgers, além de opções fit e vegetarianas. Acesse @fatbullbeer e @fatbulltap.

 

Fatbull Cervejaria

Green Head: A Cervejaria Green Head está em um bairro central e tranquilo de NH. Oferece suas cervejas especiais, régua de degustação de cervejas e culinária de boteco repaginada, com destaque para a Flammkuchen – pizza alemã. Acesse @greenheadbeers.

 

Green Head

La Calavera: Atendimento ao público junto a Cervejaria Clandestina. Os seus produtos são variados com opções de chope direto na torneira, latas das cervejas com rótulos temáticos, copos de vidro com estampas iguais aos rótulos das latas. Acesse @cervejarialacalavera.

 

La Calavera

 

Maniba: sua produção está no bairro Lomba Grande, em NH, porém o bar, Maniba Central, fica na cidade vizinha, São Leopoldo. Oferece 30 opções de cervejas na torneira, drinks, vinhos, espumantes e restaurante contemporâneo. Para grupos, é oferecido tour com explanação sobre a cervejaria, as escolas cervejeiras, as cervejas do cardápio, as várias premiações em festivais, entre outros itens. Acesse @maniba.rs e @manibacentral.

 

Conhecendo a Maniba no Festival de Cervejas 2021

 

Pegasus Bier: A cervejaria produz Chopp Pilsen e Brown Lager em Barril e Growler’s de 1,5 l. Atendem os clientes em português, espanhol, alemão e inglês. Acesse @pegasus.bier.

 

RockBier: Os produtos da RockBier estão em diversos pontos de vendas em Novo Hamburgo. Eles trabalham com três pilares: alta qualidade e padrão; atendimento diferenciado e personalizado; e o atendimento pós-venda, com agilidade e eficiência. Acesse @cervejariarockbier.

 

Rübebeer: Recebe os visitantes desde 2016 para saborear seus produtos com atendimento personalizado e disponibilidade de horários extras. Enchimento de growlers, venda de garrafas e chope próprio, além de opções de produtos e embalagens para presentear. Acesse @rubebeer.

 

Rübe Beer

Sítios:

Sítio Pé na Terra

Um lugar na natureza para descansar o corpo, acalmar a mente e viver experiências transformadoras. Um grupo de 5 amigos se reuniu para construir um viver mais sustentável. O bairro rural de Lomba Grande foi o lugar escolhido para dar início à essa aventura. Lá foram desenvolvidos cursos de Bioconstrução, Permacultura e Agrofloresta. Mas alguma coisa faltava… algo que fosse divertido e trouxesse mais pessoas à vivenciar a vida na fazenda. Assim surgiu a imersão em inglês. Em 2014, já com o nome The Fools e um planejamento de longo prazo, a empresa abriu oficialmente suas portas ao público e em 2015 os outros idiomas foram incorporados. Acesse @sitiopenaterra.

 

Sítio Pé na Terra

 

Sítio da Bike 

Um Bike Park completo, com pista de MTB, loja de bicicletas e acessórios, área de convivência, banheiros, vestiários e estacionamento. O local é escolhido pelos ciclistas para se aventurarem pela variedade de relevos, paisagens e trilhas de Lomba Grande. Acesse @sitio_da_bike.

 


 

Sítio Pitch & Putt São Luiz

O Sítio São Luiz foi pensado para grupos que necessitam de tranquilidade para realizar eventos, fazer projetos, refletir, trocar ideias ou simplesmente descansar. De fácil acesso, com infraestrutura e serviços de qualidade, o Sítio São Luiz é, na região, uma das melhores opções de conforto e interação social em contato com a natureza.

Além da área verde bem cuidada, lagos, cabanas e ambientes para eventos e convivência, o diferencial está na estrutura acessível para a prática de golfe, na categoria Pitch & Putt. Tanto jogadores experientes no esporte como iniciantes podem usufruir do local. Quem quer aprender encontra orientação, preço acessível e o material necessário para começar a jogar. Acesse @sitiosaoluizrs e @pitchputtsaoluiz.

Onde comer:

Comida caseira: O Perdigueiro

Restaurante de comida caseira/colonial com buffet a quilo e livre de segunda a sábado.
Acesse @operdigueirorestaurante.

O Perdigueiro

 

Café Colonial Lomba Grande

Café colonial (em 3 opções de tamanho/quantidades) servido na mesa. Inclui café, leite, chocolate quente, vinhos, sucos e opções de carnes. À noite o local serve cardápio de pizzas. Funciona das 11h às 18h, mediante reserva (51 99870-8515). Acesse @cafecoloniallombagrande.

 

    Café Colonial Lomba Grande

 

Lanches e produtos orgânicos: A Tenda

Loja com itens da agroindústria. Produtos coloniais, sucos, salada de fruta, pão caseiro, bolo e destaque para caldo de cana. @fruteiraatenda.

 

A Tenda

 

Cozinha internacional: Estalagem Pastoreio

Na recém inaugurada Estalagem Pastoreio o visitante aproveita a diversificada gastronomia em um casarão de estilo campeiro, além de contar com uma experiência hoteleira diferenciada e outras atividades. A cafeteria do local é a pedida para o happy hour, com petiscos e drinks servidos tendo como cenário a paisagem do campo de oliveiras e lavandas. Acesse @estalagem.pastoreio.

 

 

Sushi e rodízio de pizza: Garfão

Esta opção agrada paladares diversos e quem busca custo-benefício, localização central e ambiente amplo. O Garfão funciona desde 1998, conta com aproximadamente 400 lugares, ambiente climatizado, amplo estacionamento e mais de 40 funcionários qualificados. Sua qualidade no produto e no atendimento rendeu diversos reconhecimentos recorrentes, como os prêmios Top of Mind, Top de Marcas, Marcas que Marcam, Vips do Sul entre outros. Acesse @garfao.

 

 

Almoço de domingo para curtir o dia em família: Fazenda Portal

Para quem ama natureza este é o local perfeito para desfrutar bons momentos com a família e amigos. Com uma estrutura completa de esporte, lazer e buffet com ótima comida campeira com diversas variedades, a Fazenda Portal está situada em Lomba Grande. É uma espécie de balneário, com piscina, playground, amplo restaurante, mini zoológico e repleto de áreas verdes e mesas ao ar livre. Abre todos os domingos. Acesse @FazendaPortal.

 

 

Buffet variado: Martins Gastronomia

Serviço de Buffet por kg e livre com grande variedade de saladas e pratos quentes com peixes diversos. Destaque especial para as opções de sobremesa! Atendimento das 11h às 14h de segunda-feira a sábado. Anexo à Sociedade Aliança. Acesse @martinsgastronomia.

 

Onde se hospedar:

Swan Hoteis:

Uma força do tempo pensada e executada com o DNA de pioneirismo da Swan Hotéis, este empreendimento foi o primeiro com padrão internacional da região, trazendo a combinação de hotelaria e residência até então inédita no estado.Um prédio imponente, com arquitetura atemporal e vista deslumbrante, localizado no charmoso bairro de Hamburgo Velho, um dos pontos mais altos da cidade, revela sua condição de primeira estrela da rede ao quase “tocar o céu”. Uma área de eventos impar, versátil e de extremo bom gosto é palco de grandes eventos sociais e empresariais. Acesse @swanhoteis.

 

Locanda Hotel:

O Locanda Hotel é onde viajantes que buscam conforto, agilidade e localização privilegiada se encontram em Novo Hamburgo. Localiza-se ao lado da Fenac – Centro de Eventos e Negócios, e a 40 km de Porto Alegre e 85 km de Gramado, o Locanda Hotel está localizado no coração do Vale dos Sinos, vizinho a São Leopoldo.Com arquitetura moderna e funcional unida a ambientes tranquilos e confortáveis, nossos 85 apartamentos foram cuidadosamente decorados para sua melhor estadia, seja ela destinada aos negócios ou lazer.Visando a melhor experiência de nossos hóspedes, contamos também com piscina climatizada, health club, estacionamento e internet gratuita. @locandahotel

 

Novo Hamburgo Business:

Hotel de fácil acesso e com saídas rápidas para as principais cidades da região. Além disso, com curtas caminhadas, é possível ter acesso aos principais serviços da cidade de Novo Hamburgo, desde os melhores restaurantes até os principais locais de eventos. Acesse @nhhotel.

 

Suarez Executive:

O Hotel Suárez Executive está situado no centro da cidade de Novo Hamburgo, próximo ao Bourbon Novo Shopping, Igreja Matriz São Luiz, centro de compras de calçados e artigos de couro, oferecendo facilidade no deslocamento para demais bairros e outras cidades. Acesse @hoteissuarez.