Dois estudantes da Orquestra Jovem Recanto Maestro estão voltando para as suas casas, na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, carregando prêmios conquistados após a participação no Concorso Musicale Internazionale di Comitato Civico Prêmio Lizori, na Itália. O venezuelano Joaquin Ramos Yustiz, residente em Agudo, venceu o primeiro prêmio absoluto, com a pontuação 100/100 no clarinete, e o santamariense Artur Paulus Freitas também recebeu o primeiro prêmio, na viola, com nota 95/100. Ambos com 17 anos, os jovens músicos disputaram com mais de 75 alunos de diversas nacionalidades.
O concurso, que está na quarta edição, aconteceu na última sexta, sábado e domingo (23, 24 e 25 de maio) no Castello Di Pissignano Alto, que fica em Campello sul Clitunno, comuna da região da Umbria, próxima à Toscana. Acompanhados pelo coordenador-executivo da Orquestra Jovem Recanto Maestro, Michael Fragomeni Penna, os alunos ainda aproveitaram a viagem para fazer algumas visitas importantes na Europa, conhecendo o trabalho e a metodologia de outros espaços de ensino de música de concerto no exterior, como na Escuela Superior Reina Sofia, em Madrid, na Espanha.
“Ficamos muito felizes com a conquista! Ela representa a alta qualidade da formação proporcionada pela Fundação Antonio Meneghetti e pela Associação OntoArte, destacando o talento de jovens que certamente se formam no Recanto Maestro para conquistar o mundo”, celebra Penna.
Os prêmios chegaram em boa hora, praticamente como um presente para a Orquestra Jovem Recanto Maestro que, neste ano, está completando 10 anos de atuação ininterrupta. O projeto artístico e social oferece a formação musical e humanista de jovens da região da Quarta Colônia de Imigração e conta com aulas gratuitas em São João do Polêsine, Restinga Seca, Agudo, Silveira Martins, Faxinal do Soturno e Santa Maria, assim como no Recanto Maestro.
Atualmente, o projeto conta com mais de 300 alunos. A OJRM tem realização da Associação OntoArte e promovida pela Fundação Antonio Meneghetti, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Antonio Meneghetti Faculdade e das prefeituras de todas as cidades atendidas.
Crédito da foto: Michael Fragomeni Penna