Nesta quinta (9/02), Luana Pacheco Trio no Sgt Pepper’s em Porto Alegre

Fotos: Daniel Fontana.

Nesta quinta, 09 de fevereiro, às 21h, o público poderá conferir no Sgt Pepper’s (Quintino Bocaiúva, 256) o show de Luana Pacheco Trio. A cantora e compositora apresenta, ao lado de Luciano Leães no piano e Miriã Farias no violino, diversas versões de jazz, blues e música francesa ao lado de canções autorais. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla

Arrume sua mala, pois para ouvir (e ver ao vivo) a música de Luana, é preciso estar impregnado pelo espírito Wanderlust (do alemão wandern: “caminhar”, “vagar” + Lust : “desejo”; em português, desejo de viajar), termo que descreve um forte apetite de descobrir novos lugares, de explorar o mundo, de nos levar ao desconhecido, a algo novo. Não há dúvidas de que ao embarcarmos nessa trip sonora iremos conhecer (e reconhecer) ambiências diversas.

E assim, como suas inspirações alicerçadas em grandes nomes femininos da música norte-americana, francesa e brasileira, o conjunto de canções que compõem seu trabalho de estreia, revelam um trânsito de Luana pelos três idiomas que a auxiliaram a construir sua persona artística – com influências principalmente de Jazz, Blues e Música Francesa. Neste show, ao lado de Luciano Leães (piano) e Miriã Farias (violino), Luana traz as canções autorais e também releituras de grandes divas que a inspiram a cantar.

Intérprete e compositora, Luana fez seu debute autoral em 2018, em CD homônimo. Em 2022 lançou a faixa chamada Peixe, que abre uma nova fase, com composições em portugues. A música, gravada no Estúdio do Arco, tem produção de Luciano Leães, que também toca baixo, guitarra, teclados e faz as percussões (e demais arranjos).

Sobre Luana Pacheco

As origens da palavra jazz remetem aos dialetos falados nos estados do sul dos EUA em meados de 1800 e já tiveram sinônimos como energia e entusiasmo; já foi um vocábulo usado para indicar uma mulher particularmente apaixonada; já significou valor, força, talento e virilidade. Tudo isso é Luana Pacheco. Dona de uma voz que é ao mesmo tempo doce e poderosa, seu talento reside no cruzamento entre o jazz, a chanson e o blues.  Iniciou a vida na música cedo, assim como algumas das divas que mais admira: Ella Fitzgerald, Edith Piaf, Etta James, Dinah Washington e  Elza Soares.

Luana Pacheco é daqueles talentos que nascem para viver de música. Venceu um festival de canto em São Paulo ainda criança e – após rodar o estado durante a adolescência com diversos grupos – a cantora ganhou o III Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre, aos 21 anos, em 2010. Desde então, ela tem sido uma das principais referências da cultura francesa no sul do país. Prova disso, é que, em março de 2017, Luana Pacheco foi convidada para abrir o show da cantora francesa ZAZ em Porto Alegre. A apresentação aconteceu no Auditório Araújo Vianna.

Em 2012 Luana Pacheco graduou-se em Música com ênfase em Canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre dezembro de 2010 e abril de 2011 participou do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil, em rede nacional, onde chegou até a semifinal, defendendo um repertório recheado de clássicos do jazz, da chanson e do blues.

Em novembro de 2017 Luana Pacheco lançou uma campanha de financiamento coletivo, para a gravação do seu primeiro álbum, pela plataforma do site catarse. O projeto atingiu 103% da meta em junho de 2018. O trabalho autoral conta com canções em francês, em português e em inglês. O lançamento aconteceu em dezembro de 2018 no Centro Histórico – Cultural Santa Casa em Porto Alegre. Em fevereiro de 2020, Luana teve a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em Paris, na França, no mítico Café des Deux Moulins, cenário do filme: “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”, que marcou a vida de gerações.

Atualmente, Luana se apresenta em formato trio, acompanhada de Luciano Leães no piano e Miriã Farias no violino.

SERVIÇO:
Luana Pacheco Trio no Sgt Pepper’s

Quinta-feira, 9 de fevereiro às 21h
Sgt Peppers (Quintino Bocaiúva, 256 – Porto Alegre)
Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.

__
Informações via assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…