O ano de 2025 reserva uma série de feriados nacionais que poderão render ótimas viagens. Seja para desbravar novos destinos ou apenas sair da rotina e descansar, muitos gaúchos já começam a buscar as melhores datas e planejar suas escapadas. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) reuniu as principais dicas de seus associados para elencar os destinos mais requisitados, tanto dentro do estado quanto no Brasil e no exterior.
Após o Carnaval, que já se aproxima, um dos destaques do calendário é o período entre a Páscoa e o feriado de Tiradentes, que proporcionará quatro dias seguidos de folga (18 a 21 de abril). Também são esperados picos de demanda de viagens em datas como o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (19 de junho), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e, claro, as festas de fim de ano. A programação antecipada faz toda a diferença para quem quer aproveitar melhor estes feriados prolongados.
Destinos nacionais dentro e fora do RS
No Rio Grande do Sul a serra é sempre a queridinha dos viajantes e também tem sido um dos focos de campanhas turísticas e promocionais do governo. Moacir Soares, da agência Estratégia Turismo, comenta que “Gramado é um destino muito procurado durante todo o ano, seja pelo frio do inverno ou pelos eventos que recebe nas outras estações”.
A região do Vale dos Vinhedos também segue entre as favoritas. Ana Henriqson, da Viagem Conceito, aponta um crescente interesse por turismo de experiência, incluindo passeios enoturísticos e imersão na gastronomia local. Passeios pela Quarta Colônia e Cambará do Sul também são opções famosas para este estilo de viajante, combinando relaxamento, bem-estar, atividades ao ar livre e contato com a natureza.
Já para quem prefere sair do estado, as praias do Nordeste figuram entre as preferências dos gaúchos. De acordo com as agências consultadas, Alagoas e Bahia são os estados mais requisitados pelos turistas que desejam sol e mar.
Também se destaca o crescimento da demanda por Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Sem esquecer dos outros destinos nacionais que atraem muitos gaúchos todos os anos, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo.
Destinos internacionais
Após o período difícil sem o principal aeroporto do estado funcionando, este ano, na medida em que todas as rotas internacionais se restabelecem, os gaúchos voltam a circular mais para o exterior. E a América do Sul sempre aparece como uma alternativa interessante e mais próxima, com a Argentina e o Uruguai em roteiros combinados. Além de Chile, Colômbia e Peru.
Já para quem consegue investir em uma viagem mais longa, a Europa segue em alta, especialmente viagens para Itália e Portugal. Outros destinos internacionais preferidos dos gaúchos têm sido a Tailândia, Japão e Punta Cana. E Márcia Wolski, diretora da Talento de Viagem, também cita Coreia do Sul, Singapura e Austrália – países em que sua agência já tem inclusive grupos fechados para excursões este ano.
Planejamento e suporte profissional
Com o aumento da demanda nos feriadões, o planejamento antecipado se torna essencial. Escolher bem o destino e o agente de viagens pode garantir uma experiência sem contratempos, evitando imprevistos como falta de disponibilidade em voos e hospedagens.
“Contar com profissionais especializados permite que o viajante se preocupe apenas em curtir a viagem, já que terá suporte em todas as etapas do roteiro”, explica Cinara dos Santos, da Ci Travel. A consultora de viagens Graziela Sandri reforça que a falta de organização pode impedir a realização de uma viagem: “muitas pessoas deixam para a última hora e acabam não conseguindo passagens, hospedagens ou enfrentando outros problemas burocráticos”.
Além de evitar transtornos, a assessoria especializada ajuda a encontrar as melhores tarifas e pacotes personalizados. Para a Diretora da Zaffari Turismo, Celyta Botton de Souza, as diversas informações disponíveis na internet muitas vezes acabam induzindo o viajante ao erro pois não levam em conta o perfil do cliente e de sua família. Segundo ela, uma boa consultoria garante que o roteiro seja adequado às necessidades de cada viajante, proporcionando qualidade e custo-benefício.
Seja para explorar as belezas do Rio Grande do Sul, curtir praias paradisíacas ou embarcar para o exterior, 2025 promete ser um ano de muitas oportunidades para viajar. E para aproveitar ao máximo cada destino, planejamento e suporte especializado são indispensáveis.