No próximo sábado, dia 1º de abril, às 18h a cantora, compositora e guitarrista baiana Jadsa se encontra com a escritora e desenhista gaúcha Lara Fuke, para uma apresentação inédita no Instituto Ling que explora as sonoridades da língua falada e suas intersecções com a música. Enquanto Jadsa fará um show solo com o repertório do seu mais recente álbum, Olho de Vidro (2021), Lara criará ilustrações e intervenções gráficas ao vivo. Os ingressos para o evento são gratuitos e limitados, mediante inscrição prévia que poderá ser feita a partir das 11h desta quinta-feira, dia 30 de março pelo site www.institutoling.org.br.
A apresentação faz parte do Frequências Sonoras, novo projeto do instituto, com curadoria de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira, que reúne artistas de diferentes estilos, linguagens e regiões para uma experiência única de troca. Serão quatro edições em 2023, com trabalhos que exploram temáticas semelhantes em contextos e trajetórias distintas.
Na primeira edição, com Jadsa e Lara, a curadoria reuniu artistas que utilizam a relação palavra-música em suas obras: enquanto a baiana reorganiza os fonemas para construir as métricas de seus versos, a gaúcha tem no texto o propósito de contar histórias, subverter sentidos e criar paisagens visuais. Juntas, elas propõem uma investigação artística sobre as possibilidades fonéticas, semânticas, rítmicas e melódicas das palavras para a construção de narrativas musicais e visuais.
O projeto é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e produção da OCorreLab.
Sobre as artistas
Com influências que passeiam pelo pop, rock, blues, jazz e neo-soul, Jadsa Castro se veste com referências da música brasileira e estrangeira do final dos 60 e da década de 70, como Jards Macalé, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Jimi Hendrix e Janis Joplin, além da vanguarda paulista de Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. É influenciada também por artistas contemporâneas, como Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção, Juçara Marçal, Metá Metá, Solange, Little Simz e Lianne La Havas. Em 2015, lançou seu primeiro trabalho de estúdio, Godê, seguido por outro EP, TAXIDERMIA vol.1, de 2020.
Lara Fuke é formada em dança pela Faculdade Angel Vianna. Atualmente é mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense. Ilustrou livros de poesia, revistas e colaborou com animações para videoclipes e outros projetos. É autora do livro Ainda não sei tudo que já aprendi até agora, editado pela Garupa.
SERVIÇO
Frequências Sonoras apresenta Jadsa e Laura Fuke
Dia 1º de abril, sábado, às 18h
Ingressos gratuitos e limitados, mediante inscrição prévia a partir das 11h do dia 30 de março pelo site www.institutoling.org.br
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Mais informações: institutoling.org.br