Boa notícia pra quem, como eu, adora visitar um museu! No nosso querido país vizinho então, a notícia fica melhor ainda!
Em um privilegiado cenário, a Fundação Pablo Atchugarry – comandada pelo artista plástico uruguaio de mesmo nome – homenageará a arte latino-americana, inaugurando um museu temático com exposições itinerantes de grandes mestres contemporâneos e talentos emergentes do continente. Será “um refúgio e um diálogo entre artistas contemporâneos consagrados e emergentes“, disse o renomado artista.
No dia 1º de abril começa a construção do Museu nos terrenos da Fundação em Manantiales – Maldonado. O novo prédio, projetado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott, medirá 1.600 m2, terá duas salas onde abrigará exposições itinerantes de pintores e escultores do continente junto à coleção particular do artista composta por peças dos venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, o argentino Julio Le Parc, o uruguaio Joaquín Torres García, María Freire, Miguel Ángel Pareja e José Pedro Costigliolo. A construção também terá um ponto de vista que permitirá o diálogo entre a arte e a natureza predominante no entorno da propriedade.
Segundo explicou o artista em entrevista à agência EFE, o museu – que tem apenas investimento privado – será pensado como um espaço de referência que atuará como uma “ponte” entre as Américas.
Com entrada gratuita, o objetivo é promover todas as artes, além de mostras triangulares e residências para artistas, tanto entre a fundação quanto com outras galerias de arte da região. “Isso significa um grande passo. O conceito básico é localizar a arte nacional que foi feita e será feita em um contexto latino-americano. Tem como objetivo dialogar e contextualizar a arte na região. Em suma, um refúgio para a arte latino-americana“, finaliza Atchugarry.
Fundação Pablo Atchugarry
A Fundação Pablo Atchugarry é uma instituição sem fins lucrativos, obra do escultor Pablo Atchugarry, inaugurada em 2007.
Foi criada com o espírito de promover as artes plásticas, literatura, música, dança e outras manifestações criativas do homem. Este projeto social e cultural é construído de forma constante e dinâmica, consolidou-se por meio do trabalho e da experiência do seu fundador.
A Fundação Pablo Atchugarry é um lugar de união entre natureza e a arte, onde o cantar dos pássaros acompanha o espectador entre lagos e a paisagem ondulante que abriga suas esculturas e outras formas de arte.
A projeção, como um ponto de encontro para todas as disciplinas da arte, permite que professores renomados e jovens que iniciam suas carreiras na arte exibam seu trabalho. Na estrutura está o atelier do escultor, um edifício com três salas de exposições, um auditório (destinado a concertos e conferências), um palco ao ar livre para shows do espetáculo, restaurante, sala didática para aulas de escultura, pintura, desenho e cerâmica; e um último espaço abriga a coleção permanente e o trabalho do fundador.
O objetivo educacional é essencial para a fundação, por isso a cada dois anos a fundação realiza a Bienal Nacional de Jovens Artistas, e ao longo do ano mantém um programa educacional focado a priori para escolas rurais em Maldonado. Para Pablo: “a arte é uma profunda expressão interna onde o passado e o futuro se fundem, criando uma plataforma para a fuga de novas gerações …“