Viaje por destinos, culturas, experiências...

RS atrai mais turistas estrangeiros em 2025 e reforça atuação das agências de viagens

Destaque, Notícias

Canela/RS. Divulgação.

O setor de turismo vive um momento extremamente positivo no Brasil e, em especial, no Rio Grande do Sul. Dados do governo federal mostram que o estado foi o segundo que mais recebeu turistas estrangeiros no país nos primeiros meses de 2025. Foram 1,17 milhão de visitantes estrangeiros em solo gaúcho de janeiro a maio. 

Além do crescimento do turismo receptivo, o número de brasileiros viajando ao exterior também segue em expansão. Dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos mostram que, apenas no primeiro trimestre, quase 500 mil brasileiros visitaram os EUA – um número 16% superior ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) celebra estes dados e reforça que viajar continua sendo prioridade para muitos consumidores, mesmo diante do recente aumento do IOF. “O dólar mais baixo incentivou ainda mais a procura por viagens, e a mudança no IOF, na prática, não impactou os planos de quem já estava decidido a viajar”, afirma o presidente da entidade, João Augusto Machado. Contribui também para este cenário positivo a queda de 11,18% no preço das passagens aéreas em maio, segundo o IBGE. 

No entanto, Machado lembra que não existem fórmulas mágicas para garantir os melhores preços e que os bilhetes aéreos ainda costumam acompanhar diversas variáveis. Nestes cenários de variações econômicas “o agente de viagens se mostra ainda mais essencial para orientar, garantir segurança e facilitar esse processo, para que o barato não acabe saindo caro”. Promoções muito atraentes nem sempre oferecem o que o cliente realmente precisa, exigindo contratações adicionais que encarecem a experiência final. As agências também se mostram uma alternativa atraente pelas amplas condições de pagamento, com pacotes e parcelamentos que facilitam a organização do viajante mesmo diante de alterações cambiais. 

Oportunidades e valorização das agências de viagens

Ele explica sobre o papel estratégico dos agentes de viagens ao considerar sempre as melhores alternativas, adequadas à realidade e roteiro de cada consumidor. “Muitas vezes alguns ajustes nos destinos de embarque ou desembarque ou mapear novas rotas já faz com que o viajante economize um valor considerável, que seria investido em um deslocamento por via terrestre, por exemplo”.

Além disso, são os profissionais de viagens que estão mais preparados para dar suporte quando voos são cancelados ou outros contratempos inviabilizam os planos de viagem. “A pandemia e, mais recentemente, as enchentes no Rio Grande do Sul mostraram o quanto contar com um agente de viagens faz a diferença. Nessas situações, garantimos realocação, reembolso e todo o apoio necessário, sem deixar ninguém desamparado”, comenta Machado. 

E essa confiança tem se refletido em uma maior procura pelas agências. “Percebemos um aumento significativo na demanda por atendimento especializado, impulsionado justamente por essa busca por mais segurança, suporte e um serviço humanizado disponível 24 horas”, finaliza o presidente da ABAV-RS.


Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂


Viagem de ônibus mais barata?

30% de desconto na primeira viagem com a Buser


Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem


Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais