Santiago de Compostela: planejamento, coragem, persistência e amor!

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Por Beatriz Vargas e Carton Cardoso

“Se tu acredita, já chegaste,

Para tanto, sinta o prazer a cada passo

E não te preocupes com as coisas que tens que superar

Apenas um caminho para ser percorrido a cada momento com alegria e amor!
(reprodução da frase estampada em museu na cidade de Burgos, no caminho…)

 

Compostela_06
Arquivo pessoal Beatriz Vargas e Carton Cardoso

 

Em 2010, nós, Beatriz Vargas, farmacêutica, 43 anos e Carton Cardoso, publicitário, 42 anos, realizamos um sonho, fizemos a pé, em 30 dias, o “Caminho de Compostela” na Espanha, percorrendo um total de 900 Km, saindo de Saint-Jean -Pied de Port, na França e chegando na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Para quem quiser fazer o Caminho de Compostela, ressaltamos 4 pontos especiais que para nós foi essencial para o sucesso da nossa jornada. São eles:

1 – Planejamento: O Caminho inicia bem antes de se colocar o pé na estrada:

Treinamento físico: Faça um programa de caminhadas, iniciando com 10Km e chegando até 30Km

Adquirir equipamentos apropriados para caminhada: Mochila, tênis, meias sem costura, cantil e vestuário. É nessa parte que começa o desapego, leve somente o que você puder carregar.

Veja filmes, leia livros sobre o assunto: Além de te dar dicas práticas, irão alimentar o seu coração e o seu espírito, que serão os grandes propulsores para atingir o seu objetivo. (abaixo do texto nossas sugestões de livros, filmes e sites).

Compostela_05
Arquivo pessoal Beatriz Vargas e Carton Cardoso

 

2 –  Coragem: É preciso muita CORAGEM para enfrentar os desafios!

Quando se começa realmente a caminhar, não sabemos todos os obstáculos que vamos transpor, por isso precisamos de ousadia, força psicológica, ter a família presente de alguma forma, mesmo que seja só em pensamento, bravura, cultivo de amizades ao longo da jornada e resistência  para superar desafios. E beber muita água, SEMPRE!

Compostela_02
Arquivo pessoal Beatriz Vargas e Carton Cardoso

 

3 – Persistência: Somente com PERSISTÊNCIA vencemos os nossos limites!

Vai chegar um momento no Caminho que você vai querer desistir, devido as dores no corpo, bolhas, debilitação física e psicológica. Vai começar a se perguntar, “O que eu estou fazendo aqui?” “O que estou fazendo com o meu corpo?”…a saudade da família e do local onde vive vai aparecer mais forte…mas é ai que você vai buscar lá no fundo aquela última força, a PERSISTÊNCIA, pois você planejou, você teve coragem para chegar até ali, não vai ser agora que vai desistir! E ai você deverá pensar nesse mantra de Dale carnegie: “Conheço pessoas de ação, que sempre serão de ação…sabe por que? Pois eu lhes digo por que!… Porque sempre terminam aquilo que começam!” Toque em frente e você não irá se arrepender!

Compostela_04
Arquivo pessoal Beatriz Vargas e Carton Cardoso

 

4 – Amor: Só o AMOR nos dá a razão de chegar!

E aí quando você persistir, vai acontecer uma coisa linda, porque todo o teu corpo será levado pelo amor que tu tens no coração, por estar ali, por fazer parte daquela paisagem linda, pois você estará quase chegando, e estará passando pela Galícia, que é mágica! O companherismo e a parceria estarão sempre presente junto aos teus irmãos de caminhada, a solidariedade aflora em todos que estão no caminho, e o único sentimento ruim que irá aparecer é o de tristeza porque o caminho está chegando ao fim…mas o entusiasmo, a cumplicidade, a superação e as amizades falarão mais alto. E na chegada em frente a Catedral de Compostela irá acontecer a Magia da Vitória! Curta esse momento único, pegue o seu Certificado “Compostelana” e assista a missa de homenagem aos peregrinos. Se puder vá até Finisterra, onde você ira agradecer por mais uma jornada vitoriosa em sua vida!

 

 

Compostela_03
Arquivo pessoal Beatriz Vargas e Carton Cardoso
Compostela_07
Arquivo pessoal Beatriz Vargas e Carton Cardoso

 

O importante não é chegar…o importante é o Caminho!

Buen camiño!

Obs: Em 2014 fizemos 3 dias do Caminho Português de Compostela, saindo de Pontevedra, Espanha e chegando novamente a Santiago de Compostela, mas esta viagem será relatada em uma próxima oportunidade!


Sugestões de Livros:

O Diário de um Mago – Paulo Coelho – 1987

O Caminho de Santiago – Uma Peregrinação ao Campo das Estrelas – Sérgio Reis – 2008

Iway – Villar López Vallés – 2013

E em breve o nosso livro… “ Compostela , O Caminho do Sucesso!”

Sugestões de Filmes:

The Way – 2010 – de Emilio Estevez

Links sugeridos:

https://www.youtube.com/watch?v=DU8L449i0Gg

www.youtube.com/watch?v=hu-BwO7hkK4

www.caminhodesantiago.com.br/

www.acasargs.com.br

Quer compartilhar a sua experiência de viagem?

Envie seu texto e fotos para contato@passageira.com.br!