Está aberta a temporada de verão no Uruguai!
O blog Passageira circulou por alguns dos principais atrativos do balneário de Rocha, no país vizinho, a convite do Ministério do Turismo uruguaio
Nosso país vizinho se prepara para receber em peso os turistas brasileiros, como de costume. Em especial o Departamento de Rocha, área litorânea mais próxima ao Brasil. E para marcar o lançamento da temporada “Verano 2017 en Rocha”, uma parceria público-privada da região viabilizou um lindo evento para imprensa, autoridades, parceiros e público em geral. Na ocasião, também foram anunciadas as novidades que esperam os visitantes na próxima estação, entre elas, investimentos em infraestrutura, limpeza, segurança, além de wifi em cerca de 30 praias.






Os responsáveis pelo Turismo em Rocha esperam receber 10% a mais de visitantes em relação ao ano passado – sua grande maioria uruguaios, argentinos e brasileiros. A proposta do evento foi de ampliar a visibilidade para a diversidade de suas praias – que oferecem tanto opções requintadas de hospedagem e gastronomia, como outras mais simples e alternativas. Desde a imponente e cheia de história Fortaleza de Santa Tereza, passando pelas festas jovens e prática de surf de La Paloma, campings e pousadas de Punta del Diablo e complexos de lazer e tranquilidade em família de La Coronilla, até a comunidade e preservação natural do Parque Nacional de Cabo Polônio, o balneário de Rocha é encantador para pessoas de todas as idades e estilos.

O blog Passageira junto de outros portais gaúchos, como Bah Guri, Garfo e Mala e O Sul, foi convidado a prestigiar o evento, que teve como cenário a Fortaleza de Santa Tereza, um dos cartões postais de Rocha, no último dia 3 de dezembro. O grande protagonista foi a gastronomia. Em estandes ao ar livre estavam reunidos os principais chefs de cozinha das cidades de Rocha, que apresentavam suas criações destacando os insumos locais: camarão, algas e butiá. A cerimônia seguiu com show, dança, muitos brindes e a receptividade acalorada e típica dos hermanos.

Permanecemos em Rocha durante todo o final de semana. A saída foi de Porto Alegre, no dia 2/12, de onde fomos transportados com todo o conforto até o Chuy com a companhia de ônibus EGA. De lá seguimos para o evento em Santa Tereza na van oferecida pela organização.
Depois, foi a vez de conhecer a bela Terrazas de La Viuda, pousada em Punta del Diablo – onde ficamos hospedados – que conta com piscina, vista para o mar, café da manhã, sacada em todos os quartos, localização privilegiada e ótimo atendimento. Durante o sunset, nos aguardava uma belíssima varanda, drinks e petiscos na pousada La Viuda del Diablo, outro espaço privilegiado e comandado pelo mesmo proprietário. Foi o aquecimento ideal para fecharmos nosso circuito do dia no Il Tano, restaurante especializado em culinária italiana, com diversas opções de massas, mas também carnes e frutos do mar.





No dia seguinte, saímos às 9h para o tour pelo Parque Nacional de Cabo Polônio, área preservada e com um estilo de vida único. Se estima que cerca de 70 mil turistas visitem o local somente durante a alta temporada, nos meses de janeiro e fevereiro, numa média de 1.500 visitantes diários. O acesso de carro é limitado, com horários de entrada e saída predeterminados, e somente alguns veículos autorizados podem entrar, 4×4, que conseguem se deslocar pelos morros de areia. O povoado, localizado atrás das dunas, depois da zona de pescadores de Valizas, começou a ser explorado na década de 60. Hoje recebe principalmente jovens apaixonados pela natureza, atraídos pela vida simples do local, que não possui energia elétrica ou água corrente. A retirada de lixo da comunidade é feita pelos próprios moradores, que vivem em casinhas rudimentares e pequenas. Prédios e ruas asfaltadas não fazem parte da proposta do local e assim esperamos que permaneça.





Para apreciar a beleza natural, outra opção é chegar ao local por uma trilha de Valizas até Cabo Polônio. Neste caso, o uso de filtro solar e boné ou chapéu é indispensável!
Outro presente da natureza para quem visita Cabo Polônio, são as colonias de leões e lobos marinhos. Durante a alta temporada se estima que mais de 800 destes animais cheguem à costa. É possível chegar bem perto das pedras em que eles descansam, obedecendo a limitação estabelecida por uma cerca, que garante maior proteção dos animais em seu habitat.




Apesar da grande simplicidade de Cabo Polônio, é possível encontrar gastronomia refinada, aliada a hospedagem de alta qualidade. O nome é La Perla del Cabo. Uma pousada exatamente na praia, bem de frente para o mar, que conta com um dos melhores restaurantes de Rocha. Opções variadas de frutos do mar, valorizando os insumos da região, são alguns dos destaques do cardápio. Além de pratos bem servidos, também é possível “beliscar” os diversos tipos de petiscos e entradas, além dos vinhos, drinks e cervejas artesanais uruguaias. Os quartos da hospedaria La Perla também surpreendem. Garantem o clima rudimentar da praia, sem deixar de lado o conforto e o bom gosto em todos os detalhes.




Ao final do dia, e já encerrando nosso passeio, a janta foi no Hotel Parque Oceánico La Coronilla, um complexo de lazer, com piscina climatizada, hidromassagem, quartos espaçosos, ambientes para eventos sociais e muito verde, pertinho da praia. Foi o momento de relaxar e se preparar para o retorno à Porto Alegre.
2017 está logo ali e dizem que terá vários feriados! É bom se programar e curtir o que o Uruguai tem de melhor! Sua gente, belezas naturais, praias e a deliciosa gastronomia!
