A temporada de avistamento de baleias no litoral baiano segue até novembro e, portanto, ainda dá tempo de apreciar estas gigantes do mar bem de pertinho. Elas invadem a costa brasileira (especialmente da Bahia) a partir de julho em busca de águas mais mornas, ideais para o acasalamento e para amamentar seus filhotes. Migram todos os anos para os mares antárticos para se alimentar durante o verão e retornam para nossas águas no inverno e primavera – uma jornada de ida e volta de quase 9.000 Km.
Além de nos presentear com seus saltos ornamentais, as baleias, principalmente da espécie Jubarte, também são responsáveis por movimentar o turismo de observação. E em agosto deste ano – no dia do meu aniversário! – tive o prazer de realizar um destes passeios, que incluiu a visita a uma das sedes do Projeto Baleia Jubarte, na Praia do Forte/BA. A instituição é responsável pela preservação e pesquisa destes animais e, através dos passeios de avistamento, também dissemina informações relevantes sobre o comportamento e características destes mamíferos marinhos.
Realizei a experiência na Observação de Baleias Jubarte na Bahia com a agência local @praiadoforte.portomar e neste vídeo conto um pouco de como foi:
Saiba mais sobre como funciona a observação de baleias antes de contratar seu passeio:
- A duração média de todo o tour na Praia do Forte é de 5 horas – sendo no máximo 3 horas em alto mar (a depender da avistagem) + cerca de 2 horas de visita pré-embarque, briefing de segurança, caminhadas, embarque e desembarque;
- Existem normas de avistagem que o passeio segue para garantir a segurança dos animais e o turismo responsável. É importante estar atento a todas estas orientações e acionar os guias quando houver dúvidas;
- O projeto Baleia Jubarte indica em seu site uma lista das operadoras parceiras na Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Se forem realizar o passeio, prefira empresas credenciadas no projeto!
- Já são 35 anos do Projeto Baleia Jubarte trabalhando pela pesquisa e conservação em diversas regiões do Brasil. De cerca de 1.000 animais, quando o projeto iniciou, hoje estima-se que são cerca de 30.000. Além delas, também são encontradas diversas outras espécies em águas brasileiras.
E aí, já pensou em navegar ao lado destes mamíferos gigantes? Comenta aí embaixo se você já fez ou faria este passeio incrível!