Tive o prazer de fazer parte da estratégia de divulgação de atrativos turísticos de 20 municípios do Vale do Taquari. A região apostou em uma ação de divulgação digital inédita, capitaneada por Sebrae/RS e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), como parte do projeto intitulado Promotur. Na campanha de branded content convidamos reconhecidos blogueiros de viagem gaúchos para um roteiro de experiência nos diversos recantos da região, conhecendo sua história, cultura, gastronomia, áreas de lazer e ecoturismo.

As viagens ocorreram em outubro e novembro passado, com Anelise Zanoni (TravelTerapia), Eduardo Viero e Mônica Morás (Blog Eduardo e Mônica) e Francine Agnoletto (Viagens que Sonhamos). Todos os pontos percorridos por eles foram compartilhados em suas redes sociais (descritos ao final deste texto) e em seus sites.
Além de dar mais visibilidade ao Vale do Taquari, a iniciativa buscou incentivar a retomada das viagens priorizando destinos regionais. Serviu ainda como estímulo aos negócios locais, reforçando sua responsabilidade em prover mais segurança aos turistas.
Um dos pontos altos da campanha foi a experiência do Trem dos Vales. O trajeto de cerca de 45 km – passando por paisagens exuberantes, 21 túneis e 15 viadutos – obteve nesta edição recorde de vendas e tickets esgotados com antecedência em pleno ano de pandemia e restrições.
Viaje virtualmente pela região nas imagens dos influenciadores durante suas experiências nos diversos roteiros pelo Vale do Taquari:
Campanha superou expectativas
Como resultado da campanha, as cidades e estabelecimentos divulgados registraram crescimento na busca por reservas em passeios e experiências, de seguidores em redes sociais e, consequentemente, também nas vendas.
A entrega de conteúdo nos meios online ainda superou a expectativa em 447%. Para o Gestor de Projetos Coletivos do Sebrae RS dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Diego Zenkner, a presença digital da região e empreendedores é fundamental para que o Vale do Taquari desponte ainda mais no turismo. “Este tipo de ação veio agregar em nossa estratégia, que é a de promover o turismo regional”.
O projeto Promotur segue em 2021 com inúmeras ações para promoção e captação de visitantes para a região. “Estamos trabalhando em outras ações para estimular as pessoas que viajam por conta (individualmente ou em família) e também os visitantes que viajam através de agências. O Vale do Taquari tem tudo para deslanchar no turismo, já vimos um aumento expressivo de visitantes no último ano e temos o potencial necessário para crescer ainda mais, tornando o destino uma das principais opções turísticas do Estado”, confirma o Gestor do Sebrae/RS.
—
SERVIÇO – Turismo no Vale do Taquari
Onde reservar pacotes e roteiros: