Trilha noturna e vista para o amanhecer em Alto Feliz

Você já fez uma trilha durante a noite? Parece uma aventura um tanto quanto improvável, mas é uma experiência muito diferente e que eu recomendo muito pra quem já é adepto à trilhas. Claro que mais do que em trekkings diurnos, este exige mais atenção, segurança e alguns cuidados diferentes. 

Em dezembro passado experimentei pela primeira vez fazer uma trilha durante a noite. O passeio foi reservado com uma agência que já possui bastante experiência nesse e outros roteiros. Dois guias acompanham o grupo, que saiu de Porto Alegre às 2h da madrugada, para então chegar ao destino da trilha: Alto Feliz. O início da trilha se deu por volta das 4h, no Morro do Tigre – local em que lá do alto podemos avistar de camarote o nascer do Sol.

No ônibus Porto Alegre – Alto Feliz todo mundo já dá aquela dormidinha básica, afinal de contas nosso relógio biológico está acostumado com isso. Mas aos poucos vamos nos ajeitando, pegando as lanternas, mochila, barrinhas de cereal, e assim vamos despertando o corpo para o roteiro. Ao chegarmos no ponto de partida da caminhada, o guia responsável pelo grupo passa as instruções necessárias. 

A trilha tem nível de dificuldade mínimo, acontece em estrada de chão, sem muitos obstáculos pelo caminho. Porém, é sempre importante iluminar e prestar bem atenção no caminho para não pisar de mal jeito em alguma pedra mais solta. Em determinado momento, ainda no início da trilha, o guia pediu que todos parassem e desliguem suas lanternas. E então olhamos para o céu, para a noite estrelada. Uma contemplação certamente bem diferente daquela que fazemos da natureza durante o dia. Também durante essa caminhada pude notar os cantos e sussurros diferentes dos animais noturnos. 

No início até me deu um pouco de medo de avistar algum animal mais arisco, mas a medida que vamos andando, todos juntos, e iluminando a estrada, a preocupação vai sumindo. 

Com o grupo todo próximo e usando as lanternas, o caminho fica bem iluminado. E em cerca de uma hora caminhando o dia começou a clearear e as lanternas já não eram mais necessárias, embora o sol ainda não estivesse aparecendo no horizonte.

É quando chegamos no alto do Morro do Tigre pelas 5:30 que o Sol começa a aparecer. Ali ficamos contemplando a beleza do amanhecer. Também é quando descansamos e aproveitamos pra tomar café e comer um lanche. Antes de retomar a caminhada, dessa vez para descer o morro e retornar ao ônibus e finalizar a primeira etapa do trajeto.

Nesta trilha guiada que contratei com a agência, o roteiro se dividia em dois momentos: primeiro esta subida e descida do Morro do Tigre e, depois, a trilha com rapel na Cascata dos Bugres (que é experiência pra eu contar em um próximo post).

O que levar e quais cuidados extras em uma trilha noturna:

  • levar lanterna (e pilhas extras)
  • casaco corta vento é bem importante pois durante a noite, no meio do mato, geralmente esfria bastante, especialmente no alto do morro.
  • e aquele básico de qualquer trilhas: lanches leves, água, tenis e roupas confortáveis, mochila, capa de chuva…
  • Requer também o cuidado de não se afastar demais do grupo, olhar bem por onde anda e, claro, em tempos de pandemia, manter um distanciamento seguro e máscara.

Pra quem quiser saber a agência que contratei: foi a Top Trip Adventure.

 


Se quiserem mais dicas ajuda pra planejar sua trilha, pode me escrever em contato@passageira.com.br!

Até o próximo destino!

Bjs, 

Andressa

Nosso site é afiliado de algumas marcas de turismo que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão :)

Estas recomendações te ajudam no planejamento e organização de sua próxima viagem! E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas e dicas especiais sejam aproveitadas por mais passageiros!

Hospedagem?

Seguro viagem?

Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…