Músico gaúcho Leandro Ayô lança clipe de "11 horas" que aborda autocuidado

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

O álbum Leandro Ayô & Os Reis dá sequência em sua proposta de passeio audiovisual pelo autoconhecimento.  Após “Conselho para uma boa respiração” (1ª canção de trabalho) – que inspira rituais de bem-estar e confiança – agora o músico deu vida ao que chama de 2º Ato deste projeto: o clipe da canção “11 horas”. 

“Levanta Já é onze horas, ama primeiro essa cara do espelho”, é o que entoa o refrão da composição, que faz uma crítica aos relacionamentos tóxicos e a futilidade da busca material enquanto enaltece o amor próprio e o autocuidado. O videoclipe pode ser conferido no canal de YouTube de Leandro Ayô.

Produzido e dirigido por Luis Ferreirah, o roteiro do clipe de “11 horas” dá destaque aos exageros, ao materialismo e arrogância, em contraste com a euforia e os prazeres momentâneos. Quem interpreta os altos e baixos de emoções é a atriz Mariana Marmontel. Seu papel representa alguém entregue aos vícios e fugas cotidianas, alguém que valoriza o “Ter” em detrimento do “Ser”. E instigando estas experiências materiais e superficiais está a atuação de Leandro Ayô, em personagem que representa a má influência e a consciência pesada.

A evolução das cenas – através de expressões corporais, elementos lúdicos e metafóricos – culmina com a drástica queda de temperamento da primeira personagem, que volta à realidade aos poucos, percebendo-se e voltando a atenção para si. “Foi incrível trabalhar com essa equipe maravilhosa que se entrega ao fazer artístico: Tatiane Alves, a maquiadora do clipe, juntamente com a personal stylist Leticia Carello que deram vida imagética e exuberante à personagem destaque no clipe”, conta Ferreirah. 

Crédito: Luis Ferreirah

Sobre o projeto “Você, Rei da Sua Vida”

Em 9 Atos (9 canções autorais), Leandro Ayô convida o público a se questionar se é o rei ou rainha da sua própria vida. Cada um deles explora uma temática diferente ligada ao autocuidado, bem-estar e controle emocional. Mais do que um lançamento musical, o artista gaúcho propõe um passeio por diversos temas ligados ao autoconhecimento. E alia sua sonoridade diversa – que mistura jazz, soul e MPB – ao conceito do álbum, “Você, rei da sua vida”.

O clipe da música (ou ato) de estreia já está disponível também em seu canal de YouTube. E o álbum na íntegra pode ser escutado nas principais plataformas de streaming, como Spotify. As composições servem como uma espécie de aconselhamento musical, abordando sensivelmente questões como depressão, ansiedade, procrastinação, autoestima e outros.

Parece uma resposta ao momento atual de pandemia, mas a ideia do projeto surgiu muito antes, em 2017. “O álbum foi idealizado musicalmente após um jantar com meu amigo pessoal e produtor musical Jackson Spindler. Após assistir o filme Onde Vivem os Monstros fiz a pergunta: Eu sou o rei da minha vida?”, conta o artista.

O questionamento se transformou em um ambicioso projeto musical que reuniu um time de criativos para que o conceito da obra estivesse presente não apenas nas letras das músicas, mas também na arte do disco, na produção, cenário e figurinos utilizados no videoclipe e demais materiais. 

Sobre Leandro Ayô

Leandro dos Santos Silva, natural do bairro Vila Elza (Viamão-RS), 38 anos, é conhecido pelo nome artístico de Leandro Ayô. O cantor, compositor e empresário começou sua carreira na música quando tinha 15 anos, passando por bandas de diversos estilos, do pagode ao rock. Premiações em festivais de música escolares ainda no início de sua trajetória artística lhe deram o incentivo necessário para que investisse mais tempo em suas composições e projetos musicais. 

Em 2008 passou a morar em Porto Alegre e neste período ampliou suas conexões com outros artistas, que são seus parceiros até hoje, inclusive na produção do álbum atual. Em 2013, enquanto empreendia em outros ramos (fundou as marcas Estilo 4 Olhos e Lavínia Constanza) dividia seu tempo também atuando na banda Vertz, com a qual lançou seu primeiro EP e onde seguiu até 2015. 

A partir daí dedicou-se à criação de um trabalho mais amplo, que contemplasse uma equipe criativa para transmitir seu som e suas composições de forma também visual (nos figurinos, clipe, arte gráfica e mídias sociais). A nova banda, intitulada de Leandro Ayô e Os Reis, lançou então o projeto “Você, Rei da Sua Vida”, que abrange 9 canções autorais – que misturam jazz, soul e MPB – como sendo 9 Atos de um aconselhamento musical para o autocuidado e bem-estar.

Os 9 Atos do projeto “Você, rei da sua vida”:

1º Ato – Conselho para uma boa respiração (conselho para depressão, ansiedade e estresse) 

2º Ato – 11 horas (amor próprio e a futilidade da busca material) 

3ª Ato – Reconstrução (laços afetivos e reconciliação)

4º Ato – Casa (cotidiano da vida de um casal)

5ª Ato – Estrada (jornada, motivação; buscas profissional e pessoal)

6º Ato – Mosaico (recorte da discussão e conflitos da vida)

7º Ato – Abril (chegada, promessas, cuidados e liberdade na relação)

8ª Ato – Flores (perda e despedida)

9º Ato – Cavaleiro Andante (O que é loucura? maldade do homem e crenças)

Principais plataformas em que o álbum está disponível: Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, YouTube Music, entre outros.