Roteiro de final de semana em Canela - RS

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Vai a Canela pela primeira vez e tem poucos dias pra conhecer os principais atrativos da cidade? Reuni neste post as paradas já clássicas (e obrigatórias) pra quem visita a cidade da Serra Gaúcha. Meu roteiro ideal pra um final de semana no destino.

E ao final da lista ainda tem uma dica maravilhosa pra ajudar os turistas!

Então vamos às atrações de Canela?

Parque do Caracol:

IMG_3570

Principal ponto turístico de Canela, o Parque do Caracol é cartão-postal da Serra. A beleza da Cascata do Caracol impressiona turistas do mundo inteiro. De manhã a luz favorece as melhores fotos da queda d’água. No parque também é possível subir no mirante (pago à parte) para uma vista panorâmica e privilegiada da cascata. Trilhas pelo parque levam até as corredeiras e outras paisagens lindas em meio à natureza.

Veja aqui uma galeria de fotos do parque e neste post mais informações sobre o local.

Catedral de Pedra:

IMG_3333

Está entre as principais atrações gratuitas da Serra Gaúcha. O espetáculo de luzes que acontece todas as noites é fascinante. Uma verdadeira dança de cores no ritmo da música, dando ainda mais vida a esta bela catedral de estilo gótico. Acontece sempre em dois horários, às 20h30min e 21h30min, com duração de 15min.

Confira algumas imagens:

Parque Temático Mundo a Vapor:

IMG_3687

Não é apenas um museu, é uma viagem pela evolução das máquinas e do poder inventivo do ser humano. Além de retratar a história e legado da família Urbani, que começou com uma oficina mecânica na região na década de 20 e hoje está por trás de um dos mais tradicionais parques temáticos da Serra Gaúcha.

Só a sua história já seria suficiente pra chamar nossa atenção, mas não bastasse isso, sua fachada é uma atração a parte! Se trata de uma representação de um acontecimento inusitado e real, ocorrido lá em 1895 em Paris: conhecido como o “curioso desastre do Granville”, o trem expresso que ao chegar na estação Montparnasse não conseguiu frear a tempo, atravessou o saguão, derrubou a mureta de proteção no fim da linha e destruiu parte da fechada da estação, despencando de uma altura de 10 metros. A imagem do ocorrido correu o mundo na época e está eternizado na fachada também super inusitada do Mundo a Vapor em Canela.

Dentro do parque os visitantes conhecem o processo de diversas máquinas, através de miniaturas que exemplificam a fabricação de tijolos, da geração de energia elétrica, da produção siderúrgica, entre outros. Também possui cafeteria, um ambiente para tirar as famosas fotos de época e um trenzinho que leva os turistas a um passeio pelo jardim do local.

Loja de lanches Casa da Velha Bruxa:

IMG_3708

Localizado no mais novo point da cidade está a franquia de um dos símbolos de chocolate quente na Serra Gaúcha, a bruxinha doceira da Casa da Velha Bruxa. Na Estação Campos de Canella um amplo espaço abriga a loja de lanches. Com diversas opções salgadas e doces, o local tem como característica as porções generosas. Ou seja, deixe pra ir conhecer quando estiver com muita fome! O carro chefe da casa é o sorvete de creme com calda de chocolate Prawer. Mas nos dias mais frios, o chocolate quente é uma ótima pedida. Sopas, croissants e torradas também estão no cardápio.

Além da gastronomia, aproveite pra apreciar a Estação Campos de Canella, visitar o vagão da loja da Mundo a Vapor e se sentir na estação de trem que existia exatamente naquele local na década de 20. A estrutura foi repaginada e virou galeria com lojas e restaurantes. O local também tem abrigado festivais de música na cidade.

Restaurante Galangal:

IMG_3390

Ao entrar no Galangal, entramos numa viagem ao Oriente. A cozinha asiática é o diferencial da casa, que reúne culinária japonesa, chinesa, tailandesa, indiana e indonésia. O próprio ambiente já nos remete a uma experiência sensorial diferenciada. Uma diversa carta de vinhos e opções de drinks do oriente completam a degustação. Dá uma olhada no aconchego que é o restaurante:

IMG_3389

IMG_3355

 

Dica final: App Guia de Canela

IMG_3592

Buscando auxiliar os turistas que chegam à cidade, a prefeitura de Canela criou um aplicativo gratuito com todas as atrações do local, dicas gastronômicas e de eventos, com horários de funcionamento, orientações sobre valores, e sugestão de roteiros. Além disso, possui um link com a história da cidade e um passeio virtual com imagens 360º de diversos pontos turísticos.

E aí!? Quais outros lugares você destacaria em Canela? Tantos locais especiais na cidade que fica difícil elencar os que eu gosto mais! 

Até o próximo post!
Bjs,
Dessa