Santuário do Caraça, em Minas Gerais, celebra jubileu de 250 anos e 30 Anos da RPPN

Fotos: Andressa Griffante / Passageira

O Santuário do Caraça será palco de uma celebração histórica que marcará os 250 anos do Santuário e os 30 anos da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). No domingo, dia 23 de junho, a rica trajetória histórica, cultural e religiosa deste importante patrimônio mineiro foi homenageada. Durante o evento, foram lançados os logos comemorativos dos 250 anos do Santuário do Caraça e dos 30 anos da RPPN.

Localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça é um dos mais significativos marcos históricos de Minas Gerais. Fundado por volta de 1774 pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, se tornou um centro de peregrinação e espiritualidade, atraindo romeiros e visitantes de todo o Brasil e do mundo. Com sua arquitetura neogótica, a primeira do Brasil, e um complexo que inclui museu, biblioteca e pousada, é um testemunho vivo da fé e da cultura mineira.

O Padre Ramon Aurélio, Presidente da Comissão Organizadora das celebrações, destaca a importância deste marco. “Celebrar os 250 anos do Santuário do Caraça é celebrar a fé, a história e a cultura de um povo que encontrou aqui um refúgio espiritual e um centro de educação e acolhimento. É um momento de gratidão e renovação de nosso compromisso com a preservação deste patrimônio que é de todos nós. O lançamento dos logos comemorativos simboliza nossa dedicação em manter viva a memória e a missão do Santuário para as futuras gerações”, diz.

Já Douglas Henrique, coordenador ambiental do Santuário do Caraça, ressalta a relevância da unidade de conservação. “A RPPN Santuário do Caraça, ao completar 30 anos, reafirma seu papel fundamental na conservação ambiental e na promoção de um turismo sustentável. A regulamentação e a organização do uso público têm permitido que o Caraça se mantenha preservado, oferecendo uma experiência única aos visitantes e servindo como um importante campo de estudo para pesquisadores. Nosso desafio é continuar dialogando com as comunidades do entorno e aprimorando a infraestrutura para garantir a preservação e a acessibilidade deste patrimônio natural”, pontua.

História

A história do Santuário do Caraça remonta ao início do século XVIII, com registros de antigos garimpos e a fundação do Arraial do Inficionado do Caraça. O nome “Caraça” possui duas hipóteses de origem: uma relacionada ao formato de um rosto humano na Serra do Espinhaço e outra ao grande desfiladeiro existente na região. O Irmão Lourenço de Nossa Senhora, figura central na fundação do Santuário, dedicou sua vida à construção de um hospício e uma capela barroca, criando um centro de atração espiritual em meio ao tumulto minerador.

30 Anos da RPPN Santuário do Caraça

Criada em março de 1994, a RPPN Santuário do Caraça é uma Unidade de Conservação de âmbito federal que desempenha um papel crucial na preservação ambiental e na promoção de um turismo sustentável. A reserva é um campo de estudo aberto para pesquisadores e um exemplo de responsabilidade socioambiental.

Santuário do Caraça

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial.

O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000
Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Taxa entrada:
R$ 30 (em dias de semana)
Finais de semana, feriados e datas comemorativas:
R$40 (por pessoa).
Idosos: 50% de desconto.
Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.
Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês para os moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara.

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br
Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br
Instagram: @santuariodocaraca @rppn_caraca
Facebook: www.facebook.com/santuariocaraca/

 

— — — — — — — —

Planejando sua próxima viagem? Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos. Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo você não paga a mais por isso, pelo contrário, ganha descontos e condições especiais. Além disso você ainda ajuda a manter este site ativo e com as publicações atualizadas, pois recebemos uma pequena comissão como afiliados.

Estes links abaixo te ajudam no planejamento e organização para sua viagem, como seguro saúde, transfers, passeios, etc. E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas interessantes sejam aproveitadas por mais passageiros!

Onde se hospedar?

Reserve hotel pelo Booking.com com cancelamento gratuito

Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem

Ingressos na Serra Gaúcha?

Garanta descontos nos principais atrativos da Serra com a Brocker Turismo

Onde ir e o que fazer na Serra do RS?

Condições especiais em passeios na Serra com a Brocker Turismo

Transfer na Serra Gaúcha?

Condições especiais em transfers e translados na Serra com a Brocker Turismo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…